TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS PARA USO DE TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46550/wfgcmt22Resumo
As tecnologias integradas à sala de aula são metodologias ativas inseridas à educação e desenvolvem habilidades para promover a aprendizagem significativa através das atividades propostas em sala de aula, desde que, utilizadas adequadamente às necessidades dos estudantes e ao conteúdo apresentado. O desafio dos professores ao uso das tecnologias promove a necessidade e/ou interesse em pesquisas e na formação continuada para desenvolver projetos inovadores junto aos estudantes. Porém, identifica-se pouco interesse por parte das políticas públicas e pelas instituições responsáveis pela capacitação dos professores em organizar formação continuada adequada às necessidades dos estudantes do século XXI. As tecnologias digitais na educação otimizam o tempo das atividades em sala de aula e promovem o interesse e a colaboração dos discentes. Sabemos que, a tecnologia aplicada em sala de aula deve ser escolhida pelo professor, porém este, deverá dominar o software escolhido para que a aprendizagem seja efetivada com sucesso. O objetivo da pesquisa bibliográfica realizada foi definir a importância da aprendizagem significativa para a escolha da metodologia adequada ao desenvolvimento da atividade sugerida pelo professor, bem como conhecer algumas ferramentas digitais que podem favorecer o uso das tecnologias em sala de aula. O uso das tecnologias na sala de aula é fundamental para o desenvolvimento das atividades educacionais em virtude de os estudantes serem nativos digitais, e usar em sala de aula incentiva maior colaboração e interesse, além de aproximar o professor do aluno.
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