EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS

Autores

  • Eliene Rodrigues Machado Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Jackson Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Cleunice Alves de Paula Lopes Must University, Estados Unidos Autor
  • Daniel Bruno Anunciação Nobre Must University, Estados Unidos Autor
  • Katia Patricia Dias Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3yvseq33

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar experiências inovadoras que articulam educação inclusiva, tecnologias educacionais e metodologias ativas no ensino superior. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, foram selecionados e examinados artigos publicados entre 2019 e 2023, os quais abordam a relação entre práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da inclusão acadêmica. A investigação revelou que as metodologias ativas, quando integradas a recursos tecnológicos e mediadas por docentes comprometidos com a escuta e a diversidade, contribuem para o engajamento, a autonomia e a permanência dos estudantes em contextos educacionais marcados por desigualdades. Mesmo diante de limitações materiais e institucionais, experiências analisadas demonstraram que a intencionalidade pedagógica e a adaptação das estratégias didáticas são determinantes para o êxito das práticas inclusivas. Concluiu-se que a educação inclusiva requer não apenas o acesso formal ao ensino, mas sobretudo a reorganização de práticas e políticas que reconheçam as diferenças como constitutivas do processo educativo. Recomenda-se o aprofundamento de pesquisas sobre políticas de formação docente e cultura pedagógica institucional como fatores condicionantes da consolidação de práticas inclusivas no ensino superior.

Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

Artigos