EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/3yvseq33Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar experiências inovadoras que articulam educação inclusiva, tecnologias educacionais e metodologias ativas no ensino superior. A partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, foram selecionados e examinados artigos publicados entre 2019 e 2023, os quais abordam a relação entre práticas pedagógicas inovadoras e a promoção da inclusão acadêmica. A investigação revelou que as metodologias ativas, quando integradas a recursos tecnológicos e mediadas por docentes comprometidos com a escuta e a diversidade, contribuem para o engajamento, a autonomia e a permanência dos estudantes em contextos educacionais marcados por desigualdades. Mesmo diante de limitações materiais e institucionais, experiências analisadas demonstraram que a intencionalidade pedagógica e a adaptação das estratégias didáticas são determinantes para o êxito das práticas inclusivas. Concluiu-se que a educação inclusiva requer não apenas o acesso formal ao ensino, mas sobretudo a reorganização de práticas e políticas que reconheçam as diferenças como constitutivas do processo educativo. Recomenda-se o aprofundamento de pesquisas sobre políticas de formação docente e cultura pedagógica institucional como fatores condicionantes da consolidação de práticas inclusivas no ensino superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eliene Rodrigues Machado, Jackson Santos, Cleunice Alves de Paula Lopes, Daniel Bruno Anunciação Nobre, Katia Patricia Dias Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.