PEER INSTRUCTION E A REVOLUÇÃO SILENCIOSA EM SALA DE AULA: O PODER DA APRENDIZAGEM ENTRE PARES NAS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/vpg1vz15Resumo
O presente estudo tem como tema as metodologias ativas de ensino, com foco na Peer Instruction. Parte da seguinte pergunta-problema: como essa metodologia contribui para a promoção de aprendizagens mais significativas no contexto escolar? O objetivo geral é refletir sobre sua contribuição para a construção de aprendizagens mais efetivas e participativas. Especificamente, busca-se conceituar a Peer Instruction, compreender sua estrutura e funcionamento em sala de aula, além de identificar os principais desafios enfrentados pelos professores em sua aplicação. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico em artigos científicos, dissertações, livros digitais, legislações e decretos, conforme orientações da Must University. A análise revelou que a Peer Instruction promove um ensino mais ativo, reflexivo e centrado no estudante, ao valorizar o protagonismo discente, o engajamento e a construção coletiva do conhecimento. Sua estrutura — exposição inicial, reflexão individual, discussão em pares e revisão coletiva — estimula habilidades cognitivas e socioemocionais, como argumentação, escuta e pensamento crítico. Contudo, sua implementação enfrenta desafios, como a resistência de docentes e discentes, a necessidade de mudança no papel do professor e a baixa familiaridade dos alunos com práticas de debate. Conclui-se que, apesar desses obstáculos, a Peer Instruction é uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de transformar a prática educativa e atender às demandas da educação contemporânea.
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Copyright (c) 2025 Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre, Eliete Rosa da Silva Calaça, Cícera Cristina Teixeira Jorge, Aparecida de Fátima de Amorim Melo, Jeferson Raimundo de Moura Firmino Peres, Sérgio Silvestre Vieira, Renata Ramos Rodrigues de Souza (Autor)

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