PEER INSTRUCTION E A REVOLUÇÃO SILENCIOSA EM SALA DE AULA: O PODER DA APRENDIZAGEM ENTRE PARES NAS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Kely Moreira Pereira da Rocha Nobre Must University, Estados Unidos Autor
  • Eliete Rosa da Silva Calaça Must University, Estados Unidos Autor
  • Cícera Cristina Teixeira Jorge Must University, Estados Unidos Autor
  • Aparecida de Fátima de Amorim Melo Must University, Estados Unidos Autor
  • Jeferson Raimundo de Moura Firmino Peres Must University, Estados Unidos Autor
  • Sérgio Silvestre Vieira Must University, Estados Unidos Autor
  • Renata Ramos Rodrigues de Souza Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/vpg1vz15

Resumo

O presente estudo tem como tema as metodologias ativas de ensino, com foco na Peer Instruction. Parte da seguinte pergunta-problema: como essa metodologia contribui para a promoção de aprendizagens mais significativas no contexto escolar? O objetivo geral é refletir sobre sua contribuição para a construção de aprendizagens mais efetivas e participativas. Especificamente, busca-se conceituar a Peer Instruction, compreender sua estrutura e funcionamento em sala de aula, além de identificar os principais desafios enfrentados pelos professores em sua aplicação. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico em artigos científicos, dissertações, livros digitais, legislações e decretos, conforme orientações da Must University. A análise revelou que a Peer Instruction promove um ensino mais ativo, reflexivo e centrado no estudante, ao valorizar o protagonismo discente, o engajamento e a construção coletiva do conhecimento. Sua estrutura — exposição inicial, reflexão individual, discussão em pares e revisão coletiva — estimula habilidades cognitivas e socioemocionais, como argumentação, escuta e pensamento crítico. Contudo, sua implementação enfrenta desafios, como a resistência de docentes e discentes, a necessidade de mudança no papel do professor e a baixa familiaridade dos alunos com práticas de debate. Conclui-se que, apesar desses obstáculos, a Peer Instruction é uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de transformar a prática educativa e atender às demandas da educação contemporânea.

Publicado

2025-06-17

Edição

Seção

Artigos