EDUCAÇÃO 4.0: A INFLUÊNCIA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Rodrigo Gomes Macedo Must University, Estados Unidos Autor
  • Rosana Márcia Gomes Gonçalves Must University, Estados Unidos Autor
  • Edileine Gomes Pauletti Universidad Internacional Iberoamerica, Porto Rico Autor
  • Vanessa Alessandra Felippin Rodrigues Universidad Internacional Iberoamerica, Porto Rico Autor
  • Lucia de Oliveira Camargo Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/tbh5e275

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a influência das inovações tecnológicas nas práticas ativas de aprendizagem no contexto da Educação 4.0. O estudo abordou, de forma crítica, os impactos do uso de tecnologias digitais nos processos pedagógicos, com foco na promoção do protagonismo discente, na personalização do ensino e na mediação docente qualificada. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de três artigos científicos publicados entre 2022 e 2023, selecionados com base em critérios de atualidade, relevância temática e acesso aberto. A análise permitiu identificar que a Educação 4.0 exige não apenas a inserção de tecnologias no ambiente escolar, mas sua articulação com metodologias ativas, planejamento pedagógico e formação continuada dos professores. Constatou-se, ainda, que a inovação educacional depende de condições estruturais e culturais, além de políticas públicas que viabilizem o uso crítico e reflexivo das tecnologias. Como conclusão, reafirma-se a necessidade de abordagens integradas, que conciliem recursos digitais, intencionalidade pedagógica e compromisso com a formação integral dos estudantes.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos