TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS EM MOVIMENTO AS TRILHAS E TRAVAS DO DOCENTE FRENTE ÀS METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Mariangela Campos Moreno MUST University, Estados Unidos Autor
  • Renata Ramos Rodrigues de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Meire Lúcia dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Silvana Badaró Pitzer MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliane Gontijo da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Nídia Chakur Farah MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Aparecida Fernandes Otoni de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/yh22x755

Resumo

As transformações contemporâneas no cenário educacional impuseram novas exigências ao trabalho docente, especialmente no que se refere à adoção de metodologias ativas. Essas estratégias propõem uma reconfiguração do processo de ensino e aprendizagem, centrando-se na autonomia, protagonismo e participação ativa do estudante. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios enfrentados pelos docentes na implementação das metodologias ativas em contextos escolares. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em produções acadêmicas que abordam a temática, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. Os principais resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas proporcionem avanços significativos na aprendizagem, sua adoção ainda é limitada por fatores como infraestrutura inadequada, resistência pedagógica e carência de formação continuada. Conclui-se que o aprofundamento crítico e a articulação entre teoria e prática são caminhos possíveis para superar os entraves, sinalizando a necessidade de novas investigações.

Publicado

2025-07-17

Edição

Seção

Artigos