TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS EM MOVIMENTO AS TRILHAS E TRAVAS DO DOCENTE FRENTE ÀS METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/yh22x755Resumo
As transformações contemporâneas no cenário educacional impuseram novas exigências ao trabalho docente, especialmente no que se refere à adoção de metodologias ativas. Essas estratégias propõem uma reconfiguração do processo de ensino e aprendizagem, centrando-se na autonomia, protagonismo e participação ativa do estudante. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios enfrentados pelos docentes na implementação das metodologias ativas em contextos escolares. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se em produções acadêmicas que abordam a temática, utilizando-se de uma abordagem qualitativa. Os principais resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas proporcionem avanços significativos na aprendizagem, sua adoção ainda é limitada por fatores como infraestrutura inadequada, resistência pedagógica e carência de formação continuada. Conclui-se que o aprofundamento crítico e a articulação entre teoria e prática são caminhos possíveis para superar os entraves, sinalizando a necessidade de novas investigações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mariangela Campos Moreno, Renata Ramos Rodrigues de Souza, Meire Lúcia dos Santos, Silvana Badaró Pitzer, Eliane Gontijo da Silva, Nídia Chakur Farah, Sandra Aparecida Fernandes Otoni de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.