GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UM CAMINHO PARA EXCELÊNCIA - ESTRATÉGIAS E DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS EM UM CENÁRIO GLOBAL EM TRANSFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/q97t1315Resumo
A gestão da qualidade na educação é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos e para a adaptação das instituições de ensino às rápidas mudanças do cenário global. O processo envolve uma abordagem multidimensional que abrange aspectos pedagógicos, administrativos, sociais e humanos. A qualidade do ensino depende de uma gestão estratégica que inclua o planejamento, a execução e a avaliação contínua dos processos. Ferramentas como o Ciclo PDCA ajudam na identificação de falhas e na implementação de melhorias. Além disso, a capacitação contínua dos educadores é crucial para mantê-los atualizados com as novas metodologias e tecnologias de ensino. A valorização da formação dos profissionais de educação, conforme apontado por Souza e Oliveira (2021), é um ponto-chave para melhorar a qualidade do ensino. A gestão participativa, que envolve gestores, educadores, alunos e pais, também é fundamental para criar um ambiente de aprendizado colaborativo e responsável, promovendo um senso de pertencimento e compromisso com a educação, como destacam Ferreira e Santos (2018). Por fim, a avaliação do processo educativo deve ser holística e contínua, abrangendo tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento integral do estudante, como ressaltam Almeida e Gomes (2022). Em resumo, a promoção da qualidade na educação exige um esforço conjunto e integrado, com foco na melhoria contínua, na capacitação profissional e na participação ativa de todos os envolvidos, garantindo uma educação de excelência e preparando os alunos para os desafios do futuro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cristina Rodrigues de Souza, Genival Campana Vedoi, Grasiane Galter Campana, Eloide Belarmina da Costa, Sebastião Evangelista dos Anjos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.