DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS PARA O ENSINO ATIVO E AUTONOMIA ESTUDANTIL

Autores

  • Gustavo Romeiro Botelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rodrigo Gomes Macedo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberta Clévia Viana Martins Farias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucy de Azevedo Maymone MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucia de Oliveira Camargo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/gmdm5p48

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar de que maneira os dispositivos móveis, quando utilizados em articulação com metodologias ativas, podem favorecer o ensino ativo e a promoção da autonomia discente. O tema abordado envolve a inserção pedagógica de tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem, com foco no protagonismo do estudante. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em três artigos científicos publicados entre 2019 e 2022, selecionados a partir de critérios temáticos e metodológicos. A análise do material permitiu identificar que os dispositivos móveis ampliam o acesso à informação, promovem a personalização da aprendizagem e incentivam a autogestão por parte dos alunos, desde que integrados a práticas pedagógicas planejadas e intencionais. Os resultados também evidenciaram limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos. Concluiu-se que a efetividade do uso dos dispositivos móveis no contexto educacional depende da articulação entre estratégias pedagógicas inovadoras, políticas institucionais de apoio e ações voltadas à equidade digital.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos