DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS PARA O ENSINO ATIVO E AUTONOMIA ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/gmdm5p48Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar de que maneira os dispositivos móveis, quando utilizados em articulação com metodologias ativas, podem favorecer o ensino ativo e a promoção da autonomia discente. O tema abordado envolve a inserção pedagógica de tecnologias móveis no processo de ensino-aprendizagem, com foco no protagonismo do estudante. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base em três artigos científicos publicados entre 2019 e 2022, selecionados a partir de critérios temáticos e metodológicos. A análise do material permitiu identificar que os dispositivos móveis ampliam o acesso à informação, promovem a personalização da aprendizagem e incentivam a autogestão por parte dos alunos, desde que integrados a práticas pedagógicas planejadas e intencionais. Os resultados também evidenciaram limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à desigualdade de acesso aos recursos tecnológicos. Concluiu-se que a efetividade do uso dos dispositivos móveis no contexto educacional depende da articulação entre estratégias pedagógicas inovadoras, políticas institucionais de apoio e ações voltadas à equidade digital.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Romeiro Botelho, Rodrigo Gomes Macedo, Roberta Clévia Viana Martins Farias, Lucy de Azevedo Maymone, Lucia de Oliveira Camargo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.