DOCÊNCIA EM MOVIMENTO: TENSÕES E POTENCIALIDADES NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Luana Cristina da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mariangela Campos Moreno MUST University, Estados Unidos Autor
  • Nídia Chakur Farah MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Aparecida Fernandes Otoni de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marinete Parizotto MUST University, Estados Unidos Autor
  • Neilton Santana Filgueira de Lucena MUST University, Estados Unidos Autor
  • João Paulo Neves e Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sarah Priscilla Alves Sales Aquino MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/axjntk85

Resumo

As transformações contemporâneas na educação têm reposicionado o papel docente frente às metodologias ativas, exigindo novos saberes, práticas e formas de mediação. Este estudo teve como objetivo geral analisar os desafios e as potencialidades enfrentados pelos docentes na implementação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com levantamento e análise de nove artigos científicos publicados nas bases SciELO e CAPES. Os resultados apontam que a ausência de formação específica, a rigidez curricular e a falta de suporte institucional figuram entre os principais entraves enfrentados. Por outro lado, estratégias colaborativas, reorganização do espaço pedagógico e escuta ativa dos estudantes emergem como alternativas viáveis de enfrentamento. A pesquisa revela que a efetividade das metodologias ativas depende menos de modelos padronizados e mais da capacidade reflexiva e criativa do professor. Conclui-se que há um campo fértil para a continuidade da investigação, especialmente com foco em estudos empíricos que aprofundem as práticas docentes em seus contextos.

Publicado

2025-07-19

Edição

Seção

Artigos