INSTRUÇÃO ENTRE PARES E TECNOLOGIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL

Autores

  • Luize Moraes de Almeida Must University, Estados Unidos Autor
  • Eva Vilma Maria da Silva Espíndola Must University, Estados Unidos Autor
  • Adriana da Silva Barbosa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria do Carmo Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Otávio Henrique de Oliveira Alves Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/dq84m924

Resumo

O presente estudo investigou a aplicação da Instrução entre Pares como metodologia ativa no contexto educacional contemporâneo, considerando as exigências do atual modelo de ensino, que articula ambientes presenciais e virtuais mediados por tecnologia. Reconheceu-se que as mudanças no cenário educacional ampliaram a necessidade de estratégias didáticas que favorecessem o protagonismo discente, o pensamento crítico e o aprendizado colaborativo. Nesse sentido, o objetivo consistiu em analisar como a Instrução entre Pares pode ser integrada ao uso de tecnologias educacionais, identificando possibilidades e desafios relacionados à sua aplicação em diferentes formatos de aula. Para alcançar esse propósito, realizou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, compreendida, segundo Santana e Narciso (2025), como um processo sistemático de levantamento, seleção e análise de materiais acadêmicos capazes de embasar teoricamente a reflexão proposta. A técnica de análise adotada fundamentou-se na leitura crítica e interpretativa dos documentos selecionados, buscando compreender as potencialidades e limitações da metodologia em ambientes escolares presenciais e digitais. Como resultado, constatou-se que, quando planejada de forma intencional, a Instrução entre Pares se mostrou compatível com o uso de tecnologias e capaz de potencializar a construção coletiva do conhecimento, o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de competências essenciais ao processo de aprendizagem. Entretanto, destacou-se que sua aplicação requer adaptações metodológicas, mediação docente eficaz e consideração das particularidades de cada contexto escolar.

Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Artigos