O PODCAST NA SALA DE AULA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA, INCLUSIVA E INTERATIVA

Autores

  • Monyque Marcelino Luz Alves Must University, Estados Unidos Autor
  • Vítor Rafael Cavalcante Barbosa Caetano Must University, Estados Unidos Autor
  • Maria Luciana de Caldas Caetano Must University, Estados Unidos Autor
  • Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes Must University, Estados Unidos Autor
  • Zulma Nascimento Guidi Must University, Estados Unidos Autor
  • Laís Milhomem de Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • Jordania Ahnert Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nm1jz816

Resumo

A educação é diretamente impactada pelas constantes transformações da sociedade, exigindo sua atualização e a incorporação de novas linguagens e tecnologias às práticas pedagógicas. Nesse contexto, inovações e tecnologias emergentes tornam-se essenciais para responder às demandas contemporâneas. Entre as ferramentas disponíveis, o podcast se destaca como uma alternativa acessível, flexível e compatível com a realidade dos estudantes, favorecendo o ensino e a aprendizagem em múltiplos contextos e para diferentes estilos de aprendizagem. Diante da relevância do tema, este paper tem como objetivo refletir sobre as transformações da educação frente à evolução tecnológica, destacando seu impacto no processo educativo; evidenciar a necessidade de adaptação da prática docente, da atuação do professor e da postura dos estudantes frente às exigências atuais; e discutir o potencial educacional do podcast, explorando suas possibilidades e apresentando exemplos de como essa tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e personalizado. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, considerando estudos sobre o uso das mídias digitais na educação, com foco na produção, publicação e aplicação pedagógica do podcast. O trabalho analisa as mudanças provocadas pelas TICs, abordando o contexto da Web 2.0, a reconfiguração do papel docente e a importância da formação continuada. Por fim, discute-se seu uso no ambiente educacional, seus formatos e exemplos práticos. Os resultados indicam que o uso do podcast como recurso pedagógico, quando executado de forma crítica e consciente, contribui para uma educação mais inovadora, inclusiva e alinhada às necessidades dos alunos e da sociedade contemporânea.

Publicado

2025-07-22

Edição

Seção

Artigos