O PODCAST NA SALA DE AULA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CONECTADA, INCLUSIVA E INTERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/nm1jz816Resumo
A educação é diretamente impactada pelas constantes transformações da sociedade, exigindo sua atualização e a incorporação de novas linguagens e tecnologias às práticas pedagógicas. Nesse contexto, inovações e tecnologias emergentes tornam-se essenciais para responder às demandas contemporâneas. Entre as ferramentas disponíveis, o podcast se destaca como uma alternativa acessível, flexível e compatível com a realidade dos estudantes, favorecendo o ensino e a aprendizagem em múltiplos contextos e para diferentes estilos de aprendizagem. Diante da relevância do tema, este paper tem como objetivo refletir sobre as transformações da educação frente à evolução tecnológica, destacando seu impacto no processo educativo; evidenciar a necessidade de adaptação da prática docente, da atuação do professor e da postura dos estudantes frente às exigências atuais; e discutir o potencial educacional do podcast, explorando suas possibilidades e apresentando exemplos de como essa tecnologia pode tornar o ensino mais interativo, acessível e personalizado. A metodologia adotada baseou-se em pesquisa bibliográfica, considerando estudos sobre o uso das mídias digitais na educação, com foco na produção, publicação e aplicação pedagógica do podcast. O trabalho analisa as mudanças provocadas pelas TICs, abordando o contexto da Web 2.0, a reconfiguração do papel docente e a importância da formação continuada. Por fim, discute-se seu uso no ambiente educacional, seus formatos e exemplos práticos. Os resultados indicam que o uso do podcast como recurso pedagógico, quando executado de forma crítica e consciente, contribui para uma educação mais inovadora, inclusiva e alinhada às necessidades dos alunos e da sociedade contemporânea.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Monyque Marcelino Luz Alves, Vítor Rafael Cavalcante Barbosa Caetano, Maria Luciana de Caldas Caetano, Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes, Zulma Nascimento Guidi, Laís Milhomem de Souza, Jordania Ahnert (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.