O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.46550/69kbfe62Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar os efeitos da integração entre tecnologias digitais e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem no ensino básico e superior. O tema abordado trata da transformação das práticas pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos, especialmente no contexto de metodologias que valorizam o protagonismo discente e a aprendizagem colaborativa. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de artigos científicos publicados entre 2019 e 2023. A análise permitiu identificar três eixos centrais: a inserção das tecnologias digitais nas práticas ativas, os desafios e limitações na implementação dessa abordagem e os impactos na autonomia dos estudantes. Os resultados indicaram que a articulação entre tecnologia e metodologias ativas contribui para a construção de aprendizagens mais significativas, promove o desenvolvimento de competências como a autorregulação e favorece o engajamento. Entretanto, foram observadas limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à equidade no acesso às ferramentas digitais. Conclui-se que a integração eficaz entre tecnologia e metodologias ativas requer planejamento, investimento e reflexão pedagógica. Além disso, novas pesquisas podem aprofundar a análise de experiências específicas e propor modelos replicáveis para diferentes realidades educacionais.
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Copyright (c) 2024 Quézia Corrêa Calixto de Faria, Gustavo Romeiro Botelho, Helenilda Augusto Silva, Lilian Ferrezin, Josevaldo Ramos de Lima (Autor)

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