O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR

Autores

  • Quézia Corrêa Calixto de Faria MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gustavo Romeiro Botelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Helenilda Augusto Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lilian Ferrezin MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josevaldo Ramos de Lima MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/69kbfe62

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar os efeitos da integração entre tecnologias digitais e metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem no ensino básico e superior. O tema abordado trata da transformação das práticas pedagógicas mediadas por recursos tecnológicos, especialmente no contexto de metodologias que valorizam o protagonismo discente e a aprendizagem colaborativa. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de artigos científicos publicados entre 2019 e 2023. A análise permitiu identificar três eixos centrais: a inserção das tecnologias digitais nas práticas ativas, os desafios e limitações na implementação dessa abordagem e os impactos na autonomia dos estudantes. Os resultados indicaram que a articulação entre tecnologia e metodologias ativas contribui para a construção de aprendizagens mais significativas, promove o desenvolvimento de competências como a autorregulação e favorece o engajamento. Entretanto, foram observadas limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à equidade no acesso às ferramentas digitais. Conclui-se que a integração eficaz entre tecnologia e metodologias ativas requer planejamento, investimento e reflexão pedagógica. Além disso, novas pesquisas podem aprofundar a análise de experiências específicas e propor modelos replicáveis para diferentes realidades educacionais.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos