CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: INSTRUÇÃO ENTRE PARES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Victor Júnior Rodrigues Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Débora Cristina Marques de Moraes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jorge José Klauch Universidade Candido Mendes, Brasil Autor
  • Fernanda Kellen Fonseca Aires MUST University, Estados Unidos Autor
  • Flávia Cristina Alves Ventura MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/wfthj992

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar analisar conceitualmente a Instrução entre Pares, discutir sua articulação com recursos digitais e demonstrar suas formas de aplicação em contextos presenciais e online. O tema discutido centrou-se na relevância da colaboração entre estudantes como estratégia pedagógica para promover a construção coletiva do conhecimento, a autonomia intelectual e o engajamento discente. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme orientações de Eco (2010), que consistiu na seleção, leitura e análise de materiais científicos previamente publicados, priorizando autores que discutem a IP sob diferentes enfoques teóricos e práticos. A técnica de análise adotada foi interpretativa, com base na organização dos dados em categorias temáticas. Foram considerados os aportes de autores escolhidos  que conceituaram a formação entre pares como prática de troca intelectual, e demonstraram experiências concretas de aplicação da IP com ferramentas digitais como Kahoot! e Socrative. Também, tais autores, abordaram a metodologia em ambientes virtuais colaborativos. A análise evidenciou que a IP é uma metodologia flexível e adaptável, capaz de enriquecer as práticas pedagógicas quando bem planejada e aliada às tecnologias. Concluiu-se que a IP contribui significativamente para o desenvolvimento de práticas educacionais mais participativas, reflexivas e inovadoras.

Publicado

2025-07-28

Edição

Seção

Artigos