AMBIENTES EDUCACIONAIS INTELIGENTES: O FUTURO DO APRENDIZADO MEDIADO POR IA

Autores

  • Elenilda da Costa Moreira Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marcia da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gisele Aparecida Pereira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Magna Martins Cunha MUST University, Estados Unidos Autor
  • Delzinha Elizeu da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Márcia Aparecida Silva Santos Faculdade Uneouro, Brasil Autor
  • Ana Lúcia da Silva Costa Davi MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Cabral Meireles Beltrão MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/w3pa9565

Resumo

Este trabalho abordou sobre a prática do uso da Inteligência Artificial – (IA) como estratégia de ensino, destacando sua relevância e como essa prática pode colaborar na educação contemporâneo, identificando as vantagens e desvantagens com seu uso no contexto educacional. As aplicações de IA na educação têm um grande potencial para colaborar para avaliações de aprendizagem adaptativas, a fim de criar ambientes de aprendizagem mais adaptativos, e eficazes. Esta combinação de tecnologia e conhecimento pode melhorar a qualidade e a eficácia da educação, elevando assim a qualidade do ensino ofertado aos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi explorar os desafios, vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial (IA) no contexto educacional, a importância da inclusão dessa tecnologia na educação contemporânea. como seu uso pode tornar o processo educativo mais interativo e engajador, analisando como esta inovação pode transformar o processo de ensino aprendizagem. O estudo desenvolveu-se através de pesquisa bibliográfica, e efetivamente comprovou-se que o seu uso na educação pode trazer muitos benefícios, melhorando a eficácia do aprendizado, aumentando a motivação e o engajamento, e desenvolver habilidades essenciais para a vida dos cidadãos, essa prática na educação representa uma abordagem poderosa para enriquecer o processo de aprendizagem. Essa metodologia pode transformar a sala de aula em um ambiente mais dinâmico e colaborativo, preparando os alunos para desafios futuros.

Publicado

2025-05-25

Edição

Seção

Artigos