A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/04fmn818Resumo
A formação de professores representa um aspecto fundamental para a implementação de uma educação inclusiva de qualidade, essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências que atendam à diversidade dos alunos. Este estudo justifica a escolha do tema ao evidenciar a necessidade de um aprimoramento significativo na formação docente, destacando os educadores como agentes de mudança. O objetivo principal é analisar a formação inicial e contínua dos professores e sua capacitação para lidar com as múltiplas realidades encontradas nas salas de aula contemporâneas. A metodologia adotada é uma abordagem bibliográfica, na qual são revisados materiais acadêmicos e documentos oficiais que tratam sobre inclusão e formação docente. Os principais resultados encontrados indicam que a formação deve enfatizar não apenas a teoria da inclusão, mas também práticas pedagógicas adaptativas que promovam um ambiente de aprendizado que respeite e valorize as diferenças individuais. As conclusões mais relevantes apontam que as instituições de ensino superior desempenham um papel importante na preparação dos professores, oferecendo programas que incentivam a reflexão sobre preconceitos e estigmas, contribuindo para uma sociedade mais equitativa. Assim, observa-se que o investimento na formação de professores é indispensável para que estes enfrentem os desafios de salas de aula diversificadas, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva, onde todos os alunos possam alcançar seu potencial pleno.
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Copyright (c) 2025 Iranilda Alves Nogueira Gomes, Mourão, Maria de Jesus da Penha Franquis, Mara de Castro da Silva Belo, Sirley Rodrigues de Magalhães (Autor)

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