A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE

Autores

  • Iranilda Alves Nogueira Gomes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosilene Sousa Mourão Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria de Jesus da Penha Franquis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Mara de Castro da Silva Belo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Sirley Rodrigues de Magalhães Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/04fmn818

Resumo

A formação de professores representa um aspecto fundamental para a implementação de uma educação inclusiva de qualidade, essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências que atendam à diversidade dos alunos. Este estudo justifica a escolha do tema ao evidenciar a necessidade de um aprimoramento significativo na formação docente, destacando os educadores como agentes de mudança. O objetivo principal é analisar a formação inicial e contínua dos professores e sua capacitação para lidar com as múltiplas realidades encontradas nas salas de aula contemporâneas. A metodologia adotada é uma abordagem bibliográfica, na qual são revisados materiais acadêmicos e documentos oficiais que tratam sobre inclusão e formação docente. Os principais resultados encontrados indicam que a formação deve enfatizar não apenas a teoria da inclusão, mas também práticas pedagógicas adaptativas que promovam um ambiente de aprendizado que respeite e valorize as diferenças individuais. As conclusões mais relevantes apontam que as instituições de ensino superior desempenham um papel importante na preparação dos professores, oferecendo programas que incentivam a reflexão sobre preconceitos e estigmas, contribuindo para uma sociedade mais equitativa. Assim, observa-se que o investimento na formação de professores é indispensável para que estes enfrentem os desafios de salas de aula diversificadas, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva, onde todos os alunos possam alcançar seu potencial pleno.

Publicado

2025-05-02