SABERES QUE SE ENCONTRAM: CURRÍCULO INTEGRADO E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Cleane França Fernandes Venâncio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josevaldo Ramos de Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Regina Marques Tavares MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elaine Maria Pontes Brito de Medeiros MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rodi Narciso Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/yjfdtk82

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender como o currículo integrado pode promover a articulação entre saberes escolares e o mundo do trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa fundamentou-se em pesquisa bibliográfica qualitativa, utilizando como base autores que discutem a integração curricular, a interdisciplinaridade e a formação omnilateral. Foram analisados artigos científicos publicados entre 2020 e 2023, selecionados com base na pertinência temática e na contribuição teórica para o campo da EPT. Os resultados evidenciaram que o currículo integrado configura-se como uma estratégia pedagógica voltada à superação da fragmentação do conhecimento e à promoção de aprendizagens contextualizadas e críticas. As reflexões indicaram que a interdisciplinaridade, enquanto princípio articulador, favorece a construção de saberes conectados às dimensões sociais, políticas e produtivas do trabalho. Ainda que existam desafios estruturais e formativos para sua efetivação, experiências concretas revelam caminhos possíveis para a implementação de propostas curriculares integradoras. Conclui-se que a articulação entre escola e trabalho exige não apenas mudanças estruturais, mas, sobretudo, uma concepção formativa pautada na emancipação dos sujeitos. Sugere-se o aprofundamento de investigações empíricas que problematizem a implementação e os impactos pedagógicos das políticas curriculares integradas na EPT.

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos