CAMINHOS PARA A AUTONOMIA E A MEDIAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jakelyne Gonzaga Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marciene Maciel de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/k7rfd129

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar os elementos fundamentais da Educação a Distância (EaD), com foco em sua definição, sua evolução histórica e a importância da autonomia do aluno e da mediação docente na construção do conhecimento. A EaD é uma alternativa essencial para ampliar o acesso ao ensino, possibilitando maior flexibilidade e inclusão. Investigou-se como a autonomia do estudante influencia a aprendizagem, bem como a atuação do docente como mediador e facilitador do conhecimento. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nos princípios metodológicos de Martins, Mello e Turrioni (2014), que destacaram a importância da análise de referenciais teóricos previamente estabelecidos. Os autores selecionados abordam a responsabilidade do estudante na organização do próprio aprendizado e a importância do professor e do tutor no suporte acadêmico. Os dados foram coletados por meio da interpretação crítica de textos acadêmicos que discutem a EaD, considerando suas transformações e desafios. Os resultados indicaram que a EaD exige um modelo pedagógico estruturado, no qual o estudante deve desenvolver autodisciplina e o docente precisa atuar como mediador para garantir a interação e o engajamento dos alunos. Concluiu-se que a EaD é um modelo dinâmico que demanda estratégias pedagógicas inovadoras para favorecer a aprendizagem significativa. Assim, sugeriu-se a ampliação de pesquisas que explorem metodologias mais eficazes para otimizar essa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Jakelyne Gonzaga Ribeiro, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Marciene Maciel de Oliveira, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Publicado

2025-08-19

Edição

Seção

Artigos