CAMINHOS PARA A AUTONOMIA E A MEDIAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/k7rfd129Resumo
O estudo teve como objetivo investigar os elementos fundamentais da Educação a Distância (EaD), com foco em sua definição, sua evolução histórica e a importância da autonomia do aluno e da mediação docente na construção do conhecimento. A EaD é uma alternativa essencial para ampliar o acesso ao ensino, possibilitando maior flexibilidade e inclusão. Investigou-se como a autonomia do estudante influencia a aprendizagem, bem como a atuação do docente como mediador e facilitador do conhecimento. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nos princípios metodológicos de Martins, Mello e Turrioni (2014), que destacaram a importância da análise de referenciais teóricos previamente estabelecidos. Os autores selecionados abordam a responsabilidade do estudante na organização do próprio aprendizado e a importância do professor e do tutor no suporte acadêmico. Os dados foram coletados por meio da interpretação crítica de textos acadêmicos que discutem a EaD, considerando suas transformações e desafios. Os resultados indicaram que a EaD exige um modelo pedagógico estruturado, no qual o estudante deve desenvolver autodisciplina e o docente precisa atuar como mediador para garantir a interação e o engajamento dos alunos. Concluiu-se que a EaD é um modelo dinâmico que demanda estratégias pedagógicas inovadoras para favorecer a aprendizagem significativa. Assim, sugeriu-se a ampliação de pesquisas que explorem metodologias mais eficazes para otimizar essa modalidade de ensino.
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Copyright (c) 2025 Dayane de Macedo Brandão Barbosa, Jakeline Gonzaga Ribeiro, Marciene Maciel de Oliveira, Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues (Autor)

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