TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM FOCO: ENTRE A INOVAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DA PRÁTICA ESCOLAR

Autores

  • Jakelyne Gonzaga Ribeiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marciene Maciel de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pt85pr13

Resumo

O estudo propõe-se como objetivo compreender de que forma os ambientes digitais influenciam os processos pedagógicos, com foco na relação entre mediação docente, riscos educacionais e a eficácia das tecnologias digitais no contexto escolar. O tema discutido centrou-se na presença crescente das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e nas transformações que elas provocaram nas formas de ensinar e aprender. A pesquisa, de natureza pesquisa bibliográfica, baseou-se na análise qualitativa de obras acadêmicas e documentos científicos previamente publicados, permitindo a junção crítica de ideias relevantes ao campo educacional. A técnica de análise utilizada consistiu na interpretação de conteúdos selecionados por sua relevância temática e aderência aos objetivos do estudo. Verificou-se que os ambientes digitais, quando incorporados com intencionalidade pedagógica, contribuíram para o aumento do engajamento discente, a personalização da aprendizagem e a ampliação do acesso a diferentes linguagens e saberes. No entanto, foram também identificados riscos e limitações, como desigualdades no acesso, fragilidades na formação docente, insegurança digital e desafios relacionados à infraestrutura. Ainda assim, constatou-se que, se usados de forma ética, planejada e contextualizada, os recursos tecnológicos podem favorecer práticas educacionais mais inclusivas, criativas e voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Concluiu-se que a efetiva integração dos ambientes digitais ao ensino exige investimentos em políticas de formação docente, infraestrutura tecnológica e cultura escolar colaborativa.

Biografia do Autor

  • Jakelyne Gonzaga Ribeiro, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Dayane de Macedo Brandão Barbosa, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

  • Marciene Maciel de Oliveira, MUST University, Estados Unidos

    Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação.

Publicado

2025-07-30

Edição

Seção

Artigos