TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM FOCO: ENTRE A INOVAÇÃO DIGITAL E OS DESAFIOS DA PRÁTICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/pt85pr13Resumo
O estudo propõe-se como objetivo compreender de que forma os ambientes digitais influenciam os processos pedagógicos, com foco na relação entre mediação docente, riscos educacionais e a eficácia das tecnologias digitais no contexto escolar. O tema discutido centrou-se na presença crescente das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e nas transformações que elas provocaram nas formas de ensinar e aprender. A pesquisa, de natureza pesquisa bibliográfica, baseou-se na análise qualitativa de obras acadêmicas e documentos científicos previamente publicados, permitindo a junção crítica de ideias relevantes ao campo educacional. A técnica de análise utilizada consistiu na interpretação de conteúdos selecionados por sua relevância temática e aderência aos objetivos do estudo. Verificou-se que os ambientes digitais, quando incorporados com intencionalidade pedagógica, contribuíram para o aumento do engajamento discente, a personalização da aprendizagem e a ampliação do acesso a diferentes linguagens e saberes. No entanto, foram também identificados riscos e limitações, como desigualdades no acesso, fragilidades na formação docente, insegurança digital e desafios relacionados à infraestrutura. Ainda assim, constatou-se que, se usados de forma ética, planejada e contextualizada, os recursos tecnológicos podem favorecer práticas educacionais mais inclusivas, criativas e voltadas ao desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. Concluiu-se que a efetiva integração dos ambientes digitais ao ensino exige investimentos em políticas de formação docente, infraestrutura tecnológica e cultura escolar colaborativa.
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Copyright (c) 2025 Jakeline Gonzaga Ribeiro, Dayane de Macedo Brandão Barbosa, Vaneubia Maciel da Silva Rodrigues, Marciene Maciel de Oliveira (Autor)

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