ENTRE O LÚDICO E O CIENTÍFICO EXPERIÊNCIAS E LIMITES DA GAMIFICAÇÃO

Autores

  • Karen Lorene Andre MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ironilde Rodrigues da Silva Policena MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucivone Caetano Fernandes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernando Teruel MUST University, Estados Unidos Autor
  • Patrícia Dias Palaviccini MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pttm5b32

Resumo

A utilização de aspectos e princípios de jogos em contextos além do entretenimento, como educação e saúde, ressalta o interesse do usuário por meio do lúdico. A crescente adoção da gamificação requer uma análise minuciosa dos problemas ligados à excessiva ludicidade, uma vez que a mensuração da ludicidade em diferentes grupos é desafiadora. Este estudo busca compreender os limites da ludicidade, visando a aplicação mais adequada da gamificação em diversos contextos. A metodologia empregada é de natureza bibliográfica, permitindo uma revisão detalhada da literatura existente. Os principais resultados revelam que, enquanto a ludicidade pode promover motivação e engajamento em ambientes educacionais e de trabalho, seu excesso pode ocasionar desmotivação, frustração e dependência de recompensas externas. As conclusões destacam a importância de estabelecer limites para a utilização da ludicidade, garantindo que os impactos positivos da gamificação sejam mantidos sem induzir efeitos adversos. A necessidade de um equilíbrio entre diversão e eficácia se torna evidente, sugerindo que a aplicação de princípios lúdicos deve ser cuidadosamente planejada e monitorada. O presente estudo evidencia que a compreensão crítica da ludicidade é fundamental para a manutenção de ambientes saudáveis que utilizam gamificação, permitindo a maximização de seus benefícios e a minimização de consequências indesejadas. 

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos