DO LÚDICO AO ACADÊMICO: PRÁTICAS E DESAFIOS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/68zq0p06Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar o papel da gamificação na educação, considerando sua relevância no contexto da cultura digital e sua contribuição para o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. O estudo abordou a gamificação como estratégia pedagógica que incorporou elementos lúdicos e mecânicas de jogos em ambientes escolares, favorecendo a motivação e o protagonismo discente. Para alcançar tal finalidade, foi adotada a pesquisa bibliográfica, que consistiu na seleção, leitura e interpretação crítica de produções científicas publicadas em livros e periódicos acadêmicos, disponibilizados em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES. O levantamento utilizou critérios de inclusão relacionados à pertinência temática e ao período de publicação entre 2010 e 2023, priorizando trabalhos que dialogassem diretamente com a educação. A análise evidenciou que a gamificação ressignificou práticas educativas ao transformar tarefas escolares, muitas vezes percebidas como monótonas, em atividades interativas que promoveram aprendizagens mais dinâmicas. Além disso, verificou-se que modelos motivacionais, como ARCS, Fogg, Oktalysis e RECIPE, forneceram referenciais teóricos sólidos para estruturar propostas gamificadas de forma consistente. Constatou-se, também, que, apesar das limitações decorrentes da escassez de estudos empíricos sobre conteúdos mais complexos, a gamificação demonstrou ser aplicável a diferentes realidades educacionais, inclusive em contextos com restrições tecnológicas. Concluiu-se, portanto, que a gamificação, quando fundamentada em intencionalidade pedagógica, mostrou-se uma estratégia capaz de unir ludicidade e rigor acadêmico, ampliando as possibilidades formativas e apontando caminhos promissores para pesquisas futuras.
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Copyright (c) 2024 Lucivone Caetano Fernandes, Leonor Maria dos Santos Lacio , Ironilde Rodrigues da Silva Policena, Cláudia Maria Alves de Paula, Rodi Narciso (Autor)

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