A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Keila Silva Pereira Gonçalves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cleubiana dos Reis Pereira Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Silva Campos Faria MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roserleny Borges de Almeida Desidério MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Abadia Nunes Gomes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Raquel Ferreira Pagotto Gomes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roserly Borges de Almeida MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/0typ4794

Resumo

A crescente presença das tecnologias digitais nas escolas tem provocado profundas transformações na prática pedagógica e na constituição da identidade profissional docente. Este trabalho teve como objetivo geral compreender de que maneira a inserção das tecnologias educacionais impacta a identidade de professores do Ensino Médio, considerando suas percepções, desafios e práticas frente à cultura digital.

A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com foco em pesquisa bibliográfica. Foram selecionadas produções científicas publicadas nos últimos cinco anos, em língua portuguesa, disponíveis nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES, com ênfase em artigos, dissertações e teses voltadas à área da educação. A escolha dos descritores baseou-se na temática central do estudo, envolvendo termos relacionados à identidade docente, tecnologias educacionais, Ensino Médio e cultura digital. O processo de seleção considerou critérios de inclusão como o recorte temporal e a relevância temática, excluindo materiais fora do escopo ou de fontes não confiáveis. Os resultados apontaram que os professores vivenciam tensões entre exigências institucionais, fragilidades na formação e limitações estruturais, o que impacta diretamente sua atuação. Contudo, também se identificaram movimentos de resistência, reinvenção e fortalecimento profissional a partir da apropriação crítica das tecnologias. A identidade docente, nesse contexto, mostrou-se dinâmica, multifacetada e influenciada por múltiplos fatores socioculturais. Conclui-se que é essencial repensar as políticas de formação continuada, promovendo espaços colaborativos e dialógicos, e valorizando os saberes docentes na construção de práticas pedagógicas alinhadas às demandas da cultura digital.

Publicado

2025-09-04

Edição

Seção

Artigos