A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SEUS IMPACTOS NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.46550/0typ4794Resumo
A crescente presença das tecnologias digitais nas escolas tem provocado profundas transformações na prática pedagógica e na constituição da identidade profissional docente. Este trabalho teve como objetivo geral compreender de que maneira a inserção das tecnologias educacionais impacta a identidade de professores do Ensino Médio, considerando suas percepções, desafios e práticas frente à cultura digital.
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com foco em pesquisa bibliográfica. Foram selecionadas produções científicas publicadas nos últimos cinco anos, em língua portuguesa, disponíveis nas bases de dados SciELO e Portal de Periódicos CAPES, com ênfase em artigos, dissertações e teses voltadas à área da educação. A escolha dos descritores baseou-se na temática central do estudo, envolvendo termos relacionados à identidade docente, tecnologias educacionais, Ensino Médio e cultura digital. O processo de seleção considerou critérios de inclusão como o recorte temporal e a relevância temática, excluindo materiais fora do escopo ou de fontes não confiáveis. Os resultados apontaram que os professores vivenciam tensões entre exigências institucionais, fragilidades na formação e limitações estruturais, o que impacta diretamente sua atuação. Contudo, também se identificaram movimentos de resistência, reinvenção e fortalecimento profissional a partir da apropriação crítica das tecnologias. A identidade docente, nesse contexto, mostrou-se dinâmica, multifacetada e influenciada por múltiplos fatores socioculturais. Conclui-se que é essencial repensar as políticas de formação continuada, promovendo espaços colaborativos e dialógicos, e valorizando os saberes docentes na construção de práticas pedagógicas alinhadas às demandas da cultura digital.
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Copyright (c) 2025 Keila Silva Pereira Gonçalves, Cleubiana dos Reis Pereira Silva, Cristiane Silva Campos Faria, Roserleny Borges de Almeida Desidério, Maria Abadia Nunes Gomes, Raquel Ferreira Pagotto Gomes, Roserly Borges de Almeida (Autor)

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