DOCÊNCIA QUE INSPIRA: QUANDO ENSINAR TAMBÉM É APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.46550/gq6czq62Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar de que modo as vivências cotidianas contribuíram para a construção do saber docente e para a aprendizagem profissional do professor, considerando a prática como elemento constitutivo da formação. A pesquisa abordou o tema da experiência docente a partir de uma perspectiva crítica e formativa, que reconheceu o cotidiano escolar como espaço de produção de saberes situados. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio da análise de artigos científicos publicados nos últimos dez anos, selecionados em bases como Scielo, com recorte temático voltado à educação básica, formação continuada e práticas pedagógicas. A partir da análise teórica, verificou-se que a experiência do professor, especialmente quando mediada por processos reflexivos e relacionais, representou uma fonte significativa de aprendizagem profissional. Ademais, constatou-se que modelos formativos prescritivos mostraram-se limitados para responder às necessidades concretas da docência, enquanto abordagens situadas e dialógicas revelaram maior potencial formativo. Concluiu-se que a escuta, a mediação e o diálogo com os sujeitos da escola favoreceram a construção de saberes contextualizados, capazes de orientar práticas pedagógicas mais sensíveis, críticas e responsivas à realidade escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Paula da Silva Costa Piau, Maira Aparecida de Lima, Cleunice Alves de Paula Lopes, Ana Carolina Mosimann Koerich, Antônio Gomes (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.