DOCÊNCIA QUE INSPIRA: QUANDO ENSINAR TAMBÉM É APRENDER

Autores

  • Ana Paula da Silva Costa Piau Universidad Europea del Atlántico, Espanha Autor
  • Maira Aparecida de Lima Facuminas, Brasil Autor
  • Cleunice Alves de Paula Lopes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ana Carolina Mosimann Koerich MUST University, Estados Unidos Autor
  • Antônio Gomes Universidade de Cuiabá, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/gq6czq62

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar de que modo as vivências cotidianas contribuíram para a construção do saber docente e para a aprendizagem profissional do professor, considerando a prática como elemento constitutivo da formação. A pesquisa abordou o tema da experiência docente a partir de uma perspectiva crítica e formativa, que reconheceu o cotidiano escolar como espaço de produção de saberes situados. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio da análise de artigos científicos publicados nos últimos dez anos, selecionados em bases como Scielo, com recorte temático voltado à educação básica, formação continuada e práticas pedagógicas. A partir da análise teórica, verificou-se que a experiência do professor, especialmente quando mediada por processos reflexivos e relacionais, representou uma fonte significativa de aprendizagem profissional. Ademais, constatou-se que modelos formativos prescritivos mostraram-se limitados para responder às necessidades concretas da docência, enquanto abordagens situadas e dialógicas revelaram maior potencial formativo. Concluiu-se que a escuta, a mediação e o diálogo com os sujeitos da escola favoreceram a construção de saberes contextualizados, capazes de orientar práticas pedagógicas mais sensíveis, críticas e responsivas à realidade escolar.

Publicado

2025-09-04

Edição

Seção

Artigos