EDUCAÇÃO EM REDE: CAMINHOS METODOLÓGICOS E TECNOLÓGICOS NOS AMBIENTES VIRTUAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/33rh4e21Resumo
Este artigo explora os fundamentos teóricos, os desafios e as inovações relacionadas ao E-learning e aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), que vêm ganhando cada vez mais destaque na educação moderna. A partir de uma revisão bibliográfica realizada em plataformas como Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Library Online (SCIELO), o estudo apresenta concepções pedagógicas que valorizam a interação, a personalização e a construção ativa do conhecimento em ambientes digitais. Destaca a importância do planejamento e do design instrucional como elementos essenciais para garantir a eficácia do ensino online, considerando fatores como organização, acessibilidade, usabilidade e o engajamento dos estudantes. Além disso, discute os principais obstáculos enfrentados tanto por professores quanto por alunos, como a resistência ao uso de tecnologias, a formação limitada dos docentes, a sobrecarga cognitiva e as desigualdades no acesso aos recursos digitais. No final, o artigo aponta tendências emergentes na educação, como o uso de inteligência artificial, realidade virtual, análise de dados e metodologias ativas, que apontam para um ensino mais adaptativo, inclusivo e centrado no estudante. Conclui que a união entre pedagogia e tecnologia é fundamental para criar experiências de aprendizagem mais relevantes, colaborativas e alinhadas às demandas do século XXI.
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Copyright (c) 2025 Artur Batista de Oliveira Rocha, Antonio Airton Rodrigues Sousa, Luzia dos Reis da Silva, Adriana da Silva Souza, Gizele Cardoso Possa, Eunice Corrêa de Sá, Jane Rodrigues Vidigal (Autor)

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