ENTRE JOGOS E DESCOBERTAS: O BRINCAR COMO ALICERCE DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.46550/m0hbej90Resumo
Ao considerar o brincar como elemento central da Educação Infantil, este artigo investigou sua contribuição para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. A pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira o brincar contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, bem como investigar como essa prática se articulou com recursos tecnológicos e com diferentes tipos de materiais estruturados e não estruturados. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com enfoque bibliográfico, entendida, conforme Lakatos e Marconi (2003), como o procedimento sistemático de levantamento e análise de obras publicadas, com o intuito de embasar teoricamente o estudo de um fenômeno. Os dados foram organizados em três eixos principais: o papel do brincar no desenvolvimento integral, o uso de tecnologias digitais como recurso lúdico em contextos presenciais e remotos, e a distinção entre brincadeiras estruturadas, semiestruturadas e não estruturadas. Os resultados apontaram que o brincar, quando respeitado em sua função simbólica e integrado ao planejamento pedagógico, atuou como uma ferramenta indispensável para a construção de práticas educativas mais criativas, inclusivas e alinhadas às múltiplas formas de ser e aprender na infância. Concluiu-se que a articulação entre ludicidade, tecnologia e diversidade de materiais ampliou significativamente o repertório metodológico dos educadores e potencializou as experiências escolares das crianças. Dessa forma, recomendou-se que futuras pesquisas aprofundem essa temática em contextos concretos e variados.
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Copyright (c) 2025 Andrea Christina Costa Pimentel, Lucely Fantinato Sampaio, Thiara Martins Vieira Mendes, Mônica do Amaral Rocha Castilho, Fabiana Santiago da Silva (Autor)

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