TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM ATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Edléia Maria da Silva Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Heliara Disla Teixeira Fernandes da Mota MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gilmara de Paula Jenevain MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/yt2h5758

Resumo

A educação contemporânea vivencia uma profunda e acelerada transformação, impulsionada pela ubiquidade das tecnologias digitais, que redefinem as metodologias de ensino-aprendizagem e promovem a aprendizagem ativa. Este estudo justifica-se pela inegável relevância de analisar a integração estratégica desses elementos para uma formação mais alinhada às complexas demandas do século XXI, preparando os estudantes para um mundo em constante evolução. O objetivo principal consiste em analisar os desafios e as possibilidades da incorporação das tecnologias digitais na promoção da aprendizagem ativa no contexto educacional atual, identificando tendências e impactos. A metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que explora sistematicamente a literatura especializada, como artigos científicos, teses e dissertações, para construir um arcabouço teórico sólido e identificar discussões relevantes. Os resultados indicam que as tecnologias digitais potencializam a aprendizagem ativa ao permitir a personalização do ensino, o fomento da colaboração e o fornecimento de feedback imediato, transformando o papel do professor para um facilitador do conhecimento. Contudo, desafios persistentes como infraestrutura inadequada, disparidades no acesso à internet e a carência de letramento digital e formação docente ainda limitam o alcance e a eficácia dessas abordagens. A pesquisa também aponta para a necessidade premente de práticas inclusivas e acessíveis para garantir a equidade. As conclusões mais relevantes afirmam que a integração eficaz exige uma mudança cultural e pedagógica profunda, onde a tecnologia serve como meio para uma educação mais equitativa e de qualidade.

Publicado

2025-09-08

Edição

Seção

Artigos