APRENDIZAGEM COLABORATIVA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESCOLA ATUAL

Autores

  • Fabrício Lopes de Souza Must University, Estados Unidos Autor
  • Andrinéia Callegaro Collar Must University, Estados Unidos Autor
  • Gerson Samuel Machado Must University, Estados Unidos Autor
  • Diovane Alves da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Maria Elizete Teixeira de Castro Must University, Estados Unidos Autor
  • Andréia Lázara Moraes Carvalho Fernandes Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/cq7psp21

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar os principais aspectos da aprendizagem colaborativa, sua importância e os desafios de sua implementação, especialmente no cenário educacional digital. A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que valoriza a construção conjunta do conhecimento por meio da interação ativa entre os estudantes, promovendo habilidades essenciais como trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas. No contexto contemporâneo, marcado pela presença crescente das tecnologias digitais, essa metodologia se torna ainda mais relevante, pois viabiliza a colaboração em ambientes virtuais, ampliando o intercâmbio de ideias e recursos entre os alunos. Estudos indicam que, apesar das inúmeras vantagens associadas à aprendizagem colaborativa, sua implementação eficaz requer tanto uma infraestrutura tecnológica adequada quanto a capacitação de professores para atuarem como mediadores competentes nesse processo educativo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliografica. Conclui-se que a aprendizagem colaborativa, apoiada por tecnologias, representa uma abordagem eficaz para promover a construção coletiva de conhecimento, proporcionando uma educação mais inclusiva e alinhada com as demandas do século XXI.

Publicado

2025-09-10

Edição

Seção

Artigos