APRENDIZAGEM COLABORATIVA E MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA ESCOLA ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/cq7psp21Resumo
Este artigo tem como objetivo explorar os principais aspectos da aprendizagem colaborativa, sua importância e os desafios de sua implementação, especialmente no cenário educacional digital. A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que valoriza a construção conjunta do conhecimento por meio da interação ativa entre os estudantes, promovendo habilidades essenciais como trabalho em equipe e resolução colaborativa de problemas. No contexto contemporâneo, marcado pela presença crescente das tecnologias digitais, essa metodologia se torna ainda mais relevante, pois viabiliza a colaboração em ambientes virtuais, ampliando o intercâmbio de ideias e recursos entre os alunos. Estudos indicam que, apesar das inúmeras vantagens associadas à aprendizagem colaborativa, sua implementação eficaz requer tanto uma infraestrutura tecnológica adequada quanto a capacitação de professores para atuarem como mediadores competentes nesse processo educativo. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliografica. Conclui-se que a aprendizagem colaborativa, apoiada por tecnologias, representa uma abordagem eficaz para promover a construção coletiva de conhecimento, proporcionando uma educação mais inclusiva e alinhada com as demandas do século XXI.
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Copyright (c) 2025 Fabrício Lopes de Souza, Andrinéia Callegaro Collar, Gerson Samuel Machado, Diovane Alves da Silva, Maria Elizete Teixeira de Castro, Andréia Lázara Moraes Carvalho Fernandes (Autor)

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