CIBERSEGURANÇA NA EDUCAÇÃO: PROTEÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/t0a4p071Resumo
A crescente digitalização da educação, intensificada pela pandemia de covid-19, impulsiona a necessidade premente de proteção de dados e cibersegurança em ambientes digitais. Este estudo justifica-se pela urgência em mitigar os riscos cibernéticos que afetam diretamente a privacidade, a integridade e a segurança da comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores e instituições. O objetivo principal consiste em analisar detalhadamente os desafios contemporâneos e propor soluções eficazes em cibersegurança e proteção de dados para os ecossistemas educacionais digitais, visando à construção de um ambiente de aprendizagem mais seguro e confiável. A metodologia emprega uma rigorosa revisão bibliográfica sistemática, que permite aprofundar a compreensão do tema por meio da análise de literatura especializada e consolidada. Os resultados revelam que vulnerabilidades técnicas, como infraestruturas inadequadas, e o fator humano, devido à falta de conscientização, são pontos críticos, com ameaças como phishing, malware e ransomware prevalecendo e causando impactos significativos. A pesquisa conclui que uma abordagem integrada e multifacetada, combinando tecnologias avançadas, políticas organizacionais claras e uma forte cultura de conscientização entre todos os usuários, é essencial para garantir a segurança e a resiliência dos ambientes educacionais online frente às ameaças em constante evolução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gildázio Endlich Coelho, Fabio James Oliveira Macedo, Cristiane Mendonça de Souza Rezende, Natalina Cristina da Costa Nunes, Rodrigo Rodrigues Pedra (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.