CIBERSEGURANÇA NA EDUCAÇÃO: PROTEÇÃO DE DADOS EM AMBIENTES DIGITAIS

Autores

  • Gildázio Endlich Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fabio James Oliveira Macedo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Mendonça de Souza Rezende MUST University, Estados Unidos Autor
  • Natalina Cristina da Costa Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/t0a4p071

Resumo

A crescente digitalização da educação, intensificada pela pandemia de covid-19, impulsiona a necessidade premente de proteção de dados e cibersegurança em ambientes digitais. Este estudo justifica-se pela urgência em mitigar os riscos cibernéticos que afetam diretamente a privacidade, a integridade e a segurança da comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores e instituições. O objetivo principal consiste em analisar detalhadamente os desafios contemporâneos e propor soluções eficazes em cibersegurança e proteção de dados para os ecossistemas educacionais digitais, visando à construção de um ambiente de aprendizagem mais seguro e confiável. A metodologia emprega uma rigorosa revisão bibliográfica sistemática, que permite aprofundar a compreensão do tema por meio da análise de literatura especializada e consolidada. Os resultados revelam que vulnerabilidades técnicas, como infraestruturas inadequadas, e o fator humano, devido à falta de conscientização, são pontos críticos, com ameaças como phishing, malware e ransomware prevalecendo e causando impactos significativos. A pesquisa conclui que uma abordagem integrada e multifacetada, combinando tecnologias avançadas, políticas organizacionais claras e uma forte cultura de conscientização entre todos os usuários, é essencial para garantir a segurança e a resiliência dos ambientes educacionais online frente às ameaças em constante evolução.

Publicado

2025-09-14

Edição

Seção

Artigos