DISPOSITIVOS MÓVEIS E EDUCAÇÃO: O IMPACTO DO MOBILE LEARNING NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES

Autores

  • Nilu Juliatti Dal Col MUST University, Estados Unidos Autor
  • Célia Schneider MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gildázio Endlich Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Mendonça de Souza Rezende MUST University, Estados Unidos Autor
  • Bruna Lorena Oliveira dos Santos Almeida Instituto Federal do Amazonas, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/rezy3v24

Resumo

A crescente ubiquidade dos dispositivos móveis e a profunda digitalização da educação impulsionam a análise do Mobile Learning (M-Learning). Este trabalho justifica-se pela premente necessidade de compreender o impacto dessa modalidade na formação de estudantes, explorando suas oportunidades e desafios. O objetivo principal é analisar as potencialidades e os desafios do M-Learning no processo de ensino-aprendizagem, visando a uma integração eficaz. A metodologia emprega uma rigorosa revisão bibliográfica sistemática, que permite sintetizar o conhecimento existente e identificar lacunas na literatura. Os resultados indicam que o M-Learning promove flexibilidade, personalização e engajamento significativo dos alunos, mas enfrenta desafios como a infraestrutura tecnológica inadequada, a necessidade de capacitação docente contínua e a persistência da exclusão digital. Conclui-se que o M-Learning é uma ferramenta educacional transformadora, cuja efetividade depende de planejamento estratégico, formação adequada de professores e superação de barreiras sistêmicas, garantindo uma educação mais equitativa, engajadora e eficaz para o século XXI.

Publicado

2025-09-14

Edição

Seção

Artigos