AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: INOVAÇÃO E INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Allany Calaça da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ione Hack de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Welinton Teixeira da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joselaine Faria Gabriel MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cleunice Alves de Paula Lopes MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/s25tag15

Resumo

A transformação digital redefine continuamente os paradigmas educacionais, impulsionando a integração de tecnologias avançadas no processo de ensino-aprendizagem, onde os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) emergem como plataformas centrais. Este estudo justifica-se pela premente necessidade de adaptar as práticas pedagógicas às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e diversificada, explorando o potencial dos AVAs para promover inovação e inclusão. O objetivo principal consiste em analisar como os AVAs fomentam a inovação pedagógica e contribuem para a inclusão social e digital de estudantes no contexto escolar brasileiro. A metodologia emprega uma pesquisa bibliográfica abrangente, baseada em uma revisão sistemática da literatura acadêmica recente. Os resultados indicam que os AVAs catalisam significativamente a inovação por meio de metodologias ativas e recursos como a gamificação, contudo, a inclusão enfrenta barreiras persistentes relacionadas à infraestrutura tecnológica e ao letramento digital. Conclui-se que os AVAs são ferramentas poderosas para a transformação educacional, mas seu potencial pleno exige investimentos contínuos em infraestrutura, formação de educadores e políticas públicas equitativas, pois a tecnologia, por si só, não garante a plena transformação educacional e a equidade.

Publicado

2025-09-14

Edição

Seção

Artigos