AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: INOVAÇÃO E INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/s25tag15Resumo
A transformação digital redefine continuamente os paradigmas educacionais, impulsionando a integração de tecnologias avançadas no processo de ensino-aprendizagem, onde os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) emergem como plataformas centrais. Este estudo justifica-se pela premente necessidade de adaptar as práticas pedagógicas às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e diversificada, explorando o potencial dos AVAs para promover inovação e inclusão. O objetivo principal consiste em analisar como os AVAs fomentam a inovação pedagógica e contribuem para a inclusão social e digital de estudantes no contexto escolar brasileiro. A metodologia emprega uma pesquisa bibliográfica abrangente, baseada em uma revisão sistemática da literatura acadêmica recente. Os resultados indicam que os AVAs catalisam significativamente a inovação por meio de metodologias ativas e recursos como a gamificação, contudo, a inclusão enfrenta barreiras persistentes relacionadas à infraestrutura tecnológica e ao letramento digital. Conclui-se que os AVAs são ferramentas poderosas para a transformação educacional, mas seu potencial pleno exige investimentos contínuos em infraestrutura, formação de educadores e políticas públicas equitativas, pois a tecnologia, por si só, não garante a plena transformação educacional e a equidade.
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Copyright (c) 2025 Allany Calaça da Silva, Ione Hack de Souza, Welinton Teixeira da Silva, Joselaine Faria Gabriel, Cleunice Alves de Paula Lopes (Autor)

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