INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/6epa0w45Resumo
A educação contemporânea vivencia uma profunda e acelerada transformação, impulsionada pela ubiquidade das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial (IA), que redefinem as metodologias de ensino-aprendizagem e promovem a aprendizagem ativa. Este estudo justifica-se pela inegável relevância de analisar a integração estratégica desses elementos para uma formação mais alinhada às complexas demandas do século XXI, preparando os estudantes para um mundo em constante evolução. O objetivo principal consiste em analisar os desafios e as possibilidades da incorporação da IA no apoio ao ensino e aprendizagem no contexto educacional atual, identificando tendências e impactos. A metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que explora sistematicamente a literatura especializada, como artigos científicos, teses e dissertações, para construir um arcabouço teórico sólido e identificar discussões relevantes. Os resultados indicam que a IA potencializa o ensino ao permitir a personalização da aprendizagem, o fomento da colaboração e o fornecimento de feedback imediato, transformando o papel do professor para um facilitador do conhecimento. Contudo, desafios persistentes como infraestrutura inadequada, disparidades no acesso à internet e a carência de letramento digital e formação docente ainda limitam o alcance e a eficácia dessas abordagens. A pesquisa também aponta para a necessidade de práticas inclusivas e acessíveis para garantir a equidade. As conclusões mais relevantes afirmam que a integração eficaz exige uma mudança cultural e pedagógica profunda, onde a IA serve como meio para uma educação mais equitativa e de qualidade. A implementação bem-sucedida demanda planejamento estratégico, investimentos contínuos e capacitação de todos os envolvidos, garantindo que a IA seja um vetor de inovação e inclusão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Davi Souza da Silva, Andrea Bin, Elielza Barreto da Silva, Katirene Colonetti, Nayra dos Santos Campos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.