INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Davi Souza da Silva Universidad del Sol, Paraguai Autor
  • Andrea Bin MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elielza Barreto da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Katirene Colonetti MUST University, Estados Unidos Autor
  • Nayra dos Santos Campos MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/6epa0w45

Resumo

A educação contemporânea vivencia uma profunda e acelerada transformação, impulsionada pela ubiquidade das tecnologias digitais e da Inteligência Artificial (IA), que redefinem as metodologias de ensino-aprendizagem e promovem a aprendizagem ativa. Este estudo justifica-se pela inegável relevância de analisar a integração estratégica desses elementos para uma formação mais alinhada às complexas demandas do século XXI, preparando os estudantes para um mundo em constante evolução. O objetivo principal consiste em analisar os desafios e as possibilidades da incorporação da IA no apoio ao ensino e aprendizagem no contexto educacional atual, identificando tendências e impactos. A metodologia empregada caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, que explora sistematicamente a literatura especializada, como artigos científicos, teses e dissertações, para construir um arcabouço teórico sólido e identificar discussões relevantes. Os resultados indicam que a IA potencializa o ensino ao permitir a personalização da aprendizagem, o fomento da colaboração e o fornecimento de feedback imediato, transformando o papel do professor para um facilitador do conhecimento. Contudo, desafios persistentes como infraestrutura inadequada, disparidades no acesso à internet e a carência de letramento digital e formação docente ainda limitam o alcance e a eficácia dessas abordagens. A pesquisa também aponta para a necessidade de práticas inclusivas e acessíveis para garantir a equidade. As conclusões mais relevantes afirmam que a integração eficaz exige uma mudança cultural e pedagógica profunda, onde a IA serve como meio para uma educação mais equitativa e de qualidade. A implementação bem-sucedida demanda planejamento estratégico, investimentos contínuos e capacitação de todos os envolvidos, garantindo que a IA seja um vetor de inovação e inclusão.

Publicado

2025-09-14

Edição

Seção

Artigos