DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO: CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS EM AÇÃO

Autores

  • Fabio Pereira dos Santos Navarro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberto Carlos Cipriani MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vivian Luzia de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gilberto Vitorino de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Janes Mara Nascimento Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jacyelly Cunha Oliveira de Moura Duarte MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elisângela Fátima Kawanami Lima MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/c77b6w17

Resumo

O referido trabalho de pesquisa foi elaborado, compreendendo a metodologia ativa/projeto design thinking, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com autores que trouxeram grande contribuição para o entendimento do tema proposto. Tais como: Almeida, M. E. B, Barbosa, F, Blikstein, P. O, Bonwell, C. C.; EISON, J. A, entre outros. O objetivo geral foi compreender o conceito de metodologia ativa, projeto design thinking, evidenciando a sua importância para o processo ensino aprendizagem, seus desafios e características que o docente deve ter para aplicar os procedimentos metodológicos educacionais na Educação. Os principais resultado alcançados foram a importância das metodologias ativas e o projeto design thinkin trouxeram para Educação, usando as tecnologias como ferramentas para alcançar resultados positivos para a aprendizagem de todos os envolvidos. O Design Thinking (DT) é uma forma de resolver problemas, desenvolver produtos e serviços e pensar projetos. Testar novas ideias, criar projetos de inovação ou adotar o DT como forma de gerar a melhor experiência para seu cliente. Todo projeto pode ser explorado com a utilização da abordagem de Design Thinking. O uso do Design Thinking em educação pressupõe as seguintes etapas num processo colaborativo, interativo, em equipe e flexível. O Design Thinking pode ser trabalhado com base nos grandes momentos. Inspiração: definição e experimentação do problema que precisa ser solucionado; Ideação: geração de ideias, maturação e testes; Implementação: momento de colocar o projeto em prática, considerando todos os requisitos que garantem a viabilidade do projeto.

Publicado

2024-03-18

Edição

Seção

Artigos