NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

  • Jordania Ahnert MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jayme Campos Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vivian Luzia de  Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elisângela Fátima kawanami  Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Tainá Reis de Jesus  Sá MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luana dos Santos Marques MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Inez Batista Leite MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/xxcxts16

Resumo

A neurociência tem emergido como um campo de grande relevância para a educação, proporcionando novas abordagens para o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A integração de tecnologias educacionais, aliada aos avanços nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, tem permitido a criação de estratégias mais eficazes para o desenvolvimento cognitivo dos discentes. Este estudo busca explorar como as descobertas da neurociência podem ser aplicadas no contexto educacional, destacando o uso de tecnologias como ferramentas complementares para a aprendizagem. A pesquisa também examina os benefícios desses recursos tecnológicos na melhora do desempenho dos alunos, especialmente na personalização do ensino, na adaptação ao ritmo de aprendizagem individual e no aumento da motivação. Além disso, busca-se analisar as implicações desses avanços para a formação docente e as possíveis controvérsias em torno do uso indiscriminado de tecnologias no ambiente escolar. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, com levantamento de obras relevantes sobre o tema para fundamentação teórica, além da análise de dados secundários sobre a aplicação de tecnologias no ensino. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a reflexão sobre as melhores práticas no uso das tecnologias educacionais, sempre com base no conhecimento científico.

Publicado

2025-09-18

Edição

Seção

Artigos