NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA, APRENDIZAGEM E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/xxcxts16Resumo
A neurociência tem emergido como um campo de grande relevância para a educação, proporcionando novas abordagens para o ensino e a aprendizagem dos estudantes. A integração de tecnologias educacionais, aliada aos avanços nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, tem permitido a criação de estratégias mais eficazes para o desenvolvimento cognitivo dos discentes. Este estudo busca explorar como as descobertas da neurociência podem ser aplicadas no contexto educacional, destacando o uso de tecnologias como ferramentas complementares para a aprendizagem. A pesquisa também examina os benefícios desses recursos tecnológicos na melhora do desempenho dos alunos, especialmente na personalização do ensino, na adaptação ao ritmo de aprendizagem individual e no aumento da motivação. Além disso, busca-se analisar as implicações desses avanços para a formação docente e as possíveis controvérsias em torno do uso indiscriminado de tecnologias no ambiente escolar. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, com levantamento de obras relevantes sobre o tema para fundamentação teórica, além da análise de dados secundários sobre a aplicação de tecnologias no ensino. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para a reflexão sobre as melhores práticas no uso das tecnologias educacionais, sempre com base no conhecimento científico.
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Copyright (c) 2025 Jordania Ahnert, Jayme Campos Silva, Vivian Luzia de Souza, Elisângela Fátima kawanami Lima, Tainá Reis de Jesus Sá, Luana dos Santos Marques, Maria Inez Batista Leite (Autor)

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