CONECTADOS PARA TRANSFORMAR: TECNOLOGIA COMO PONTE PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/npdfzy78Resumo
A inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educacional representou um marco relevante para repensar os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilitou ampliar oportunidades, fortalecer vínculos entre professores e estudantes, favorecer a autoria discente, estimular a interculturalidade e exigir consciência crítica diante da mídia. O estudo teve como objetivo estudar de que modo as TDIC puderam ser compreendidas como mediadoras de interações e oportunidades educativas, a partir de um olhar que reconhecesse seu potencial de humanizar, criar, conectar, conscientizar e transformar. Para alcançar esse propósito, adotou-se a pesquisa bibliográfica, caracterizada pela coleta, seleção e análise crítica de materiais já publicados em livros, artigos e documentos digitais, modalidade que, segundo Santana, Narciso e Santana (2025), configurou-se como recurso essencial para reunir informações capazes de subsidiar a reflexão acerca do problema investigado. A coleta dos dados ocorreu por meio de buscas realizadas em plataformas acadêmicas, a partir de critérios de relevância e atualidade, priorizando publicações do período entre 2015 e 2025. A análise permitiu identificar que a tecnologia, quando utilizada de forma consciente, constituiu um elemento pedagógico capaz de humanizar a aprendizagem, promover autoria e colaboração, expandir fronteiras culturais, estimular a cidadania digital e contribuir para a transformação comunitária. Portanto, compreendeu-se que as TDIC, articuladas ao processo educativo, representaram não apenas instrumentos de apoio, mas dimensões estruturantes que tornaram a escola um espaço de trocas, de pertencimento e de formação crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrícia Corrêa Gonçalves, Claudeli Ramalho Borges Maia, Nayra dos Santos Campos, Clayton Alencar de Freitas, Silvana Lucia Farias Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.