PROFESSORES EM (R)EVOLUÇÃO: APRENDENDO COM O TEMPO

Autores

  • Gislaine Przniska MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sanzia Fernandes Brito Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai Autor
  • Elielza Barreto da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jucilene Aparecida Lima Prado MUST University, Estados Unidos Autor
  • Miriam Mendonça de Jesus Fraga MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/68yywn13

Resumo

A docência no século XXI foi atravessada por intensas transformações sociais, culturais e tecnológicas que reconfiguraram a prática educativa e exigiram dos professores um constante movimento de reinvenção. Nesse contexto, compreendeu-se que o trabalho docente ultrapassou a transmissão de conteúdos e se caracterizou pela articulação entre teoria e prática, pela integração crítica das tecnologias digitais, pelo diálogo entre gerações e pela formação continuada como elemento essencial para a construção da identidade profissional. Diante dessa realidade, o presente artigo teve como objetivo investigar de que maneira a docência se apresentou como profissão dinâmica, em constante constituição, marcada por avanços, recuos e reelaborações permanentes. Para alcançar esse propósito, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, entendida como o procedimento que reuniu, analisou e organizou criticamente produções científicas, oferecendo sustentação teórica para a compreensão do fenômeno investigado, conforme ressaltado por Santana, Narciso e Fernandes (2025) e Santana, Narciso e Santana (2025). As etapas envolveram a definição do tema, a seleção de fontes em bases reconhecidas, como Google Acadêmico, SciELO e CAPES Periódicos, a leitura crítica dos textos e a organização dos dados em categorias temáticas. O estudo se desenvolveu em quatro eixos: a transição do tradicional ao digital, a formação continuada como prática indispensável, o diálogo intergeracional como desafio e oportunidade, e a docência como prática em movimento. Portanto, concluiu-se que a docência não se configurou como prática estática, mas como atividade dinâmica, reflexiva e criativa, reafirmando o professor como sujeito central na construção de percursos significativos de aprendizagem em meio às demandas contemporâneas.

Publicado

2025-09-23

Edição

Seção

Artigos