AUTOGESTÃO NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, DILEMAS E POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA
DOI:
https://doi.org/10.46550/en7me739Resumo
O presente artigo apresenta uma análise a respeito da aprendizagem autogerida, apresentando as suas principais características, suas vantagens e as limitações existentes no contexto da educação contemporânea. Com base na revisão de literatura e de alguns exemplos práticos, discute-se como essa abordagem autogerida tem ganhado destaque em ambientes de aprendizagem tanto online, quanto presenciais, especialmente quando observamos a crescente valorização da autonomia do estudante. Sendo assim, embora essa aprendizagem ofereça inúmeros benefícios como a flexibilidade e também o protagonismo dos estudantes na aprendizagem, a autogestão exige competências específicas dos alunos e um ambiente estruturado. O texto do artigo propõe uma reflexão sobre como os professores e as instituições educacionais podem apoiar o desenvolvimento de uma forma crítica e realista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Luiz Avallone, Elizete Silva Neves Ramos, Flávia Klastner Vicente Wolkartt, Julio da Silva Rezende, Maria Inez Batista Leite, Glauco Leonardo Alves da Silva, Andréia de Cássia Mesavila (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.