AUTOGESTÃO NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS, DILEMAS E POTENCIALIDADES DA APRENDIZAGEM AUTOGERIDA

Autores

  • Pedro Luiz Avallone MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elizete Silva Neves Ramos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Flávia Klastner Vicente Wolkartt MUST University, Estados Unidos Autor
  • Julio da Silva Rezende MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Inez Batista Leite MUST University, Estados Unidos Autor
  • Glauco Leonardo Alves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andréia de Cássia Mesavila MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/en7me739

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise a respeito da aprendizagem autogerida, apresentando as suas principais características, suas vantagens e as limitações existentes no contexto da educação contemporânea. Com base na revisão de literatura e de alguns exemplos práticos, discute-se como essa abordagem autogerida tem ganhado destaque em ambientes de aprendizagem tanto online, quanto presenciais, especialmente quando observamos a crescente valorização da autonomia do estudante. Sendo assim, embora essa aprendizagem ofereça inúmeros benefícios como a flexibilidade e também o protagonismo dos estudantes na aprendizagem, a autogestão exige competências específicas dos alunos e um ambiente estruturado. O texto do artigo propõe uma reflexão sobre como os professores e as instituições educacionais podem apoiar o desenvolvimento de uma forma crítica e realista.

Publicado

2025-09-25

Edição

Seção

Artigos