ENSINO HÍBRIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/j5bqzn56Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a integração entre o ensino híbrido e as metodologias ativas, com foco na aplicação de tecnologias digitais no contexto educacional contemporâneo. A investigação abordou o tema sob a perspectiva da promoção de uma aprendizagem significativa e adaptada às necessidades do século XXI. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, com base na análise de obras científicas recentes publicadas nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Os resultados revelaram que a combinação entre práticas pedagógicas inovadoras e ferramentas tecnológicas favorece a personalização do ensino, o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Concluiu-se que a eficácia do ensino híbrido depende da formação docente, da infraestrutura tecnológica disponível e da coerência entre métodos e recursos utilizados. O estudo oferece subsídios para a adoção crítica e contextualizada dessa abordagem pedagógica.
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Copyright (c) 2025 Vagner Miranda Costa, Renata Nunes Camargo, Lucília Viviane Brito de Oliveira Valente, Celina Maria Damaceno, Monaliza Targino da Silva Souza (Autor)

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