ENSINO HÍBRIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

  • Vagner Miranda Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Renata Nunes Camargo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Lucília Viviane Brito de Oliveira Valente Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Celina Maria Damaceno Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Monaliza Targino da Silva Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/j5bqzn56

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a integração entre o ensino híbrido e as metodologias ativas, com foco na aplicação de tecnologias digitais no contexto educacional contemporâneo. A investigação abordou o tema sob a perspectiva da promoção de uma aprendizagem significativa e adaptada às necessidades do século XXI. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, com base na análise de obras científicas recentes publicadas nas plataformas Scielo e Google Acadêmico. Os resultados revelaram que a combinação entre práticas pedagógicas inovadoras e ferramentas tecnológicas favorece a personalização do ensino, o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Concluiu-se que a eficácia do ensino híbrido depende da formação docente, da infraestrutura tecnológica disponível e da coerência entre métodos e recursos utilizados. O estudo oferece subsídios para a adoção crítica e contextualizada dessa abordagem pedagógica.

Publicado

2025-05-04