TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM DO SÉCULO XXI

Autores

  • Maria do Carmo da Costa de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Leila Aparecida Lima Caletti MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alessandra Martini da Silva Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Laise Katiane Alencar Lima Universidade do Vale do Taquari, Brasil Autor
  • Antônio Luiz Azevedo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/g4rzcv13

Resumo

O cenário educacional contemporâneo experimenta uma profunda transformação pela crescente ubiquidade das tecnologias digitais, que impõem novos desafios e abrem perspectivas inovadoras para a aprendizagem no século XXI. Este estudo justifica-se pela necessidade premente de compreender como as tecnologias digitais podem ser efetivamente utilizadas para otimizar a aprendizagem e preparar os estudantes para os desafios multifacetados do futuro. O objetivo principal é analisar os desafios e as perspectivas da integração das tecnologias digitais na educação, visando aprimorar a aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências essenciais. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, que identifica, seleciona e analisa estudos já publicados sobre o tema. Os principais resultados revelam que, embora as tecnologias digitais ofereçam vasto potencial para personalização e engajamento, sua implementação enfrenta desafios significativos, como infraestrutura inadequada e carência de formação docente. Contudo, as perspectivas são promissoras, impulsionando a personalização do ensino e o acesso a recursos educacionais abertos. As conclusões mais relevantes indicam que a efetividade da integração tecnológica depende de uma reestruturação pedagógica e cultural profunda, que redefine os papéis de professores e alunos, transformando o professor em facilitador e o aluno em protagonista de sua aprendizagem.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos