TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A APRENDIZAGEM DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/g4rzcv13Resumo
O cenário educacional contemporâneo experimenta uma profunda transformação pela crescente ubiquidade das tecnologias digitais, que impõem novos desafios e abrem perspectivas inovadoras para a aprendizagem no século XXI. Este estudo justifica-se pela necessidade premente de compreender como as tecnologias digitais podem ser efetivamente utilizadas para otimizar a aprendizagem e preparar os estudantes para os desafios multifacetados do futuro. O objetivo principal é analisar os desafios e as perspectivas da integração das tecnologias digitais na educação, visando aprimorar a aprendizagem e promover o desenvolvimento de competências essenciais. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, que identifica, seleciona e analisa estudos já publicados sobre o tema. Os principais resultados revelam que, embora as tecnologias digitais ofereçam vasto potencial para personalização e engajamento, sua implementação enfrenta desafios significativos, como infraestrutura inadequada e carência de formação docente. Contudo, as perspectivas são promissoras, impulsionando a personalização do ensino e o acesso a recursos educacionais abertos. As conclusões mais relevantes indicam que a efetividade da integração tecnológica depende de uma reestruturação pedagógica e cultural profunda, que redefine os papéis de professores e alunos, transformando o professor em facilitador e o aluno em protagonista de sua aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria do Carmo da Costa de Souza, Leila Aparecida Lima Caletti, Alessandra Martini da Silva Coelho, Laise Katiane Alencar Lima, Antônio Luiz Azevedo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.