CURRÍCULO PLURAL: VALORIZANDO IDENTIDADES NA SALA DE AULA

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Brasil Autor
  • Marcelo Batista Faculdades Integradas de Jacarepaguá, Brasil Autor
  • Laise Katiane Alencar Lima Universidade do Vale do Taquari, Brasil Autor
  • Rodrigo Araújo Pereira Universidade Federal do Amazonas, Brasil Autor
  • Daiane Duprat Serrano Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kpcprc89

Resumo

O artigo tratou da compreensão de que o currículo escolar não poderia ser reduzido a um conjunto de conteúdos prescritos, mas deveria ser analisado como espaço de encontro entre diferentes trajetórias, histórias e identidades. Nesse horizonte, discutiu-se a relevância de um currículo plural, capaz de valorizar saberes locais, dar visibilidade às autorias historicamente silenciadas e adotar instrumentos avaliativos que reconhecessem processos e conquistas dos estudantes. O objetivo consistiu em analisar estratégias curriculares que promovessem a valorização de diferentes culturas, histórias e perspectivas na aprendizagem, tendo como questão central de que modo o currículo plural poderia contribuir para a construção de uma escola democrática, inclusiva e comprometida com a diversidade cultural da sociedade brasileira. Para atingir esse objetivo, adotou-se uma pesquisa de natureza bibliográfica, compreendida como procedimento sistemático de coleta e análise de materiais publicados em periódicos, livros e páginas acadêmicas, entendida como exercício crítico que reúne e organiza produções científicas com vistas à compreensão de um problema, conforme indicado por Narciso e Santana (2024) e por Santana, Narciso e Santana (2025). A análise desenvolvida percorreu três eixos: conteúdos com sotaque local, materiais que se olham no espelho e avaliação que reconhece caminhos, discutindo práticas que aproximam escola e território, revisão de acervos para assegurar representatividade e adoção de instrumentos avaliativos formativos. Os resultados mostraram que o currículo plural se configurou como movimento político, cultural e social que exige engajamento docente e revisão de práticas pedagógicas. Concluiu-se que a efetivação desse currículo não se limitou a diretrizes prescritivas, mas demandou abertura a novas formas de ensinar e avaliar, bem como incentivo a pesquisas futuras sobre formação docente, avaliação democrática e produção de materiais representativos.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos