O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Autores

  • Davi Souza da Silva Universidade del Sol, Paraguai Autor
  • Maria Gilda Ferreira de Lima MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ronildo de Andrade Ramalho Instituto Federal do Amazonas, Brasil Autor
  • Maria do Socorro da Cruz Brito Universidade do Vale do Itajaí, Brasil Autor
  • Silvana Lucia Farias Oliveira Universidade Estadual do Ceará, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/k776p969

Resumo

O cenário educacional contemporâneo vivencia uma transformação profunda pela ubiquidade das tecnologias digitais, que impõem desafios e abrem perspectivas inovadoras para a aprendizagem no século XXI. Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender como as tecnologias digitais otimizam a aprendizagem e preparam os estudantes para o futuro. O objetivo principal é analisar o impacto das tecnologias educacionais na construção de competências e habilidades. A metodologia emprega uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, identificando e analisando estudos publicados sobre o tema. Os principais resultados revelam que as tecnologias digitais influenciam o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e digitais, promovem personalização e aprendizagem ativa, e que ambientes imersivos e metodologias ativas são eficazes. Contudo, desafios como infraestrutura inadequada e carência de formação docente persistem. As conclusões indicam que a efetividade da integração tecnológica depende de uma reestruturação pedagógica e cultural profunda, redefinindo os papéis de professores e alunos, transformando o professor em facilitador e o aluno em protagonista de sua aprendizagem ativa e relevante.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos