ENTRE TELAS E TALENTOS: O EDUCADOR DO SÉCULO XXI

Autores

  • Anderson Gonzales Ivy Enber Christian University, Estados Unidos Autor
  • Sanzia Fernandes Brito Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai Autor
  • Wanderson Carlos Guerra Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Laise Katiane Alencar Lima Universidade do Vale do Taquari, Brasil Autor
  • Kátia Alencar Lima Universidade Estadual do Maranhão, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kmg1qe50

Resumo

A educação no século XXI foi marcada por intensas transformações tecnológicas, sociais e culturais que alteraram profundamente o perfil e as funções do professor. Nesse contexto, compreendeu-se que a docência não pôde mais se restringir à transmissão de conteúdos, mas exigiu do educador a integração de competências digitais, criatividade, habilidades socioemocionais e uma mentalidade de aprendizagem contínua. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil do professor contemporâneo, enfatizando de que forma tais dimensões se articularam em sua prática pedagógica para atender às demandas formativas da atualidade. Para alcançar esse propósito, adotou-se a pesquisa bibliográfica, entendida, segundo Santana, Narciso e Santana (2025), como a coleta, análise crítica e organização de materiais publicados em livros, artigos e páginas de websites, a fim de reunir informações que subsidiassem a solução de um problema de pesquisa. Conforme Narciso e Santana (2024), essa metodologia possibilitou a análise crítica de produções acadêmicas recentes e a proposição de reflexões sobre caminhos possíveis no campo educacional. A análise desenvolvida evidenciou que a competência digital e a fluência tecnológica foram indispensáveis para o uso crítico das tecnologias digitais da informação e comunicação, enquanto a criatividade e a inovação se mostraram centrais para romper com modelos tradicionais de ensino. Do mesmo modo, as habilidades socioemocionais reafirmaram o papel humanizador da docência e a formação contínua foi identificada como condição estruturante para a atualização docente. Concluiu-se que o professor contemporâneo precisou articular técnica, criatividade, sensibilidade e disposição permanente para aprender, configurando uma prática pedagógica inovadora e humanizadora.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos