ENTRE TELAS E TALENTOS: O EDUCADOR DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/kmg1qe50Resumo
A educação no século XXI foi marcada por intensas transformações tecnológicas, sociais e culturais que alteraram profundamente o perfil e as funções do professor. Nesse contexto, compreendeu-se que a docência não pôde mais se restringir à transmissão de conteúdos, mas exigiu do educador a integração de competências digitais, criatividade, habilidades socioemocionais e uma mentalidade de aprendizagem contínua. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil do professor contemporâneo, enfatizando de que forma tais dimensões se articularam em sua prática pedagógica para atender às demandas formativas da atualidade. Para alcançar esse propósito, adotou-se a pesquisa bibliográfica, entendida, segundo Santana, Narciso e Santana (2025), como a coleta, análise crítica e organização de materiais publicados em livros, artigos e páginas de websites, a fim de reunir informações que subsidiassem a solução de um problema de pesquisa. Conforme Narciso e Santana (2024), essa metodologia possibilitou a análise crítica de produções acadêmicas recentes e a proposição de reflexões sobre caminhos possíveis no campo educacional. A análise desenvolvida evidenciou que a competência digital e a fluência tecnológica foram indispensáveis para o uso crítico das tecnologias digitais da informação e comunicação, enquanto a criatividade e a inovação se mostraram centrais para romper com modelos tradicionais de ensino. Do mesmo modo, as habilidades socioemocionais reafirmaram o papel humanizador da docência e a formação contínua foi identificada como condição estruturante para a atualização docente. Concluiu-se que o professor contemporâneo precisou articular técnica, criatividade, sensibilidade e disposição permanente para aprender, configurando uma prática pedagógica inovadora e humanizadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Gonzales, Sanzia Fernandes Brito, Wanderson Carlos Guerra Santos, Laise Katiane Alencar Lima, Kátia Alencar Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.