EDUCAÇÃO HÍBRIDA 4.0 INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO PRESENCIAL, REMOTO E TECNOLOGIAS EMERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.46550/geg27f56Resumo
A educação contemporânea vivencia a integração da Educação Híbrida 4.0, que combina ensino presencial, remoto e tecnologias emergentes. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de otimizar a aprendizagem, oferecendo flexibilidade, personalização e engajamento em um cenário de rápidas transformações. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar os desafios e as oportunidades dessa integração para o processo educacional. A metodologia emprega uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em uma revisão bibliográfica sistemática de literatura especializada. Os resultados indicam que a valorização da interação presencial, a necessidade de adaptação contínua e as dificuldades docentes na capacitação e infraestrutura são aspectos centrais. Conclui-se que a implementação bem-sucedida da Educação Híbrida 4.0 exige uma profunda reflexão pedagógica, formação contínua de professores, currículos flexíveis e a criação de ambientes de aprendizagem que promovam o engajamento ativo, impulsionando uma educação mais adaptativa e inclusiva.
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Copyright (c) 2025 Marivalda Alves da Costa Almeida, Mariluce Elias de Bastos Monteiro, Gleidy Alves Rios, Maria Sueli Alves, Rejane Mota de Noronha (Autor)

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