EDUCAÇÃO HÍBRIDA 4.0 INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO PRESENCIAL, REMOTO E TECNOLOGIAS EMERGENTES

Autores

  • Marivalda Alves da Costa Almeida MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mariluce Elias de Bastos Monteiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Gleidy Alves Rios MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Sueli Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rejane Mota de Noronha MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/geg27f56

Resumo

A educação contemporânea vivencia a integração da Educação Híbrida 4.0, que combina ensino presencial, remoto e tecnologias emergentes. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de otimizar a aprendizagem, oferecendo flexibilidade, personalização e engajamento em um cenário de rápidas transformações. O objetivo principal deste estudo consiste em analisar os desafios e as oportunidades dessa integração para o processo educacional. A metodologia emprega uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em uma revisão bibliográfica sistemática de literatura especializada. Os resultados indicam que a valorização da interação presencial, a necessidade de adaptação contínua e as dificuldades docentes na capacitação e infraestrutura são aspectos centrais. Conclui-se que a implementação bem-sucedida da Educação Híbrida 4.0 exige uma profunda reflexão pedagógica, formação contínua de professores, currículos flexíveis e a criação de ambientes de aprendizagem que promovam o engajamento ativo, impulsionando uma educação mais adaptativa e inclusiva.

Publicado

2025-09-30

Edição

Seção

Artigos