DO ANALÓGICO AO DIGITAL: A METAMORFOSE DO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/fvb5mm28Resumo
O cenário educacional contemporâneo esteve marcado pela crescente presença das tecnologias digitais, que transformaram práticas sociais e pedagógicas e colocaram em evidência a necessidade de repensar o papel da escola em um mundo conectado. Nesse contexto, o presente estudo tratou da transição do ensino analógico para o digital, destacando a coexistência entre métodos tradicionais e recursos tecnológicos e evidenciando os desafios, as oportunidades e as perspectivas que emergiram em uma sociedade em rede. O objetivo consistiu em analisar de que maneira práticas analógicas e digitais se entrelaçaram no cotidiano pedagógico e quais foram os limites e possibilidades dessa integração. Para tanto, a investigação utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, compreendida como um processo de levantamento, seleção e análise crítica de produções acadêmicas relevantes, o que, segundo Santana, Narciso e Santana (2025), representou uma estratégia adequada para compreender fenômenos contemporâneos que impactaram diretamente o campo educacional. O corpus da pesquisa incluiu artigos, livros e periódicos publicados entre 2015 e 2025, localizados principalmente na base SciELO, sendo adotados critérios de inclusão relacionados à pertinência temática e à atualidade. A análise foi organizada em quatro eixos: a convivência entre práticas analógicas e digitais, os desafios da travessia digital, as oportunidades da inovação e as perspectivas para o futuro da educação. Os resultados apontaram que a metamorfose do ensino não se configurou como simples substituição de instrumentos, mas como transformação cultural e organizacional que exigiu infraestrutura, formação docente e metodologias inovadoras. Portanto, concluiu-se que a escola precisou assumir o compromisso de se reinventar para construir uma educação mais inclusiva, flexível e conectada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valdineia Dias da Cunha, Stefania Andrade Silva, Andreia Dias da Cunha, Valdineire Dias da Cunha, Wallace Luis Cunha Cavalcante (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.