DO ANALÓGICO AO DIGITAL: A METAMORFOSE DO ENSINO

Autores

  • Valdineia Dias da Cunha MUST University, Estados Unidos Autor
  • Stefania Andrade Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreia Dias da Cunha MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valdineire Dias da Cunha MUST University, Estados Unidos Autor
  • Wallace Luis Cunha Cavalcante MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/fvb5mm28

Resumo

O cenário educacional contemporâneo esteve marcado pela crescente presença das tecnologias digitais, que transformaram práticas sociais e pedagógicas e colocaram em evidência a necessidade de repensar o papel da escola em um mundo conectado. Nesse contexto, o presente estudo tratou da transição do ensino analógico para o digital, destacando a coexistência entre métodos tradicionais e recursos tecnológicos e evidenciando os desafios, as oportunidades e as perspectivas que emergiram em uma sociedade em rede. O objetivo consistiu em analisar de que maneira práticas analógicas e digitais se entrelaçaram no cotidiano pedagógico e quais foram os limites e possibilidades dessa integração. Para tanto, a investigação utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, compreendida como um processo de levantamento, seleção e análise crítica de produções acadêmicas relevantes, o que, segundo Santana, Narciso e Santana (2025), representou uma estratégia adequada para compreender fenômenos contemporâneos que impactaram diretamente o campo educacional. O corpus da pesquisa incluiu artigos, livros e periódicos publicados entre 2015 e 2025, localizados principalmente na base SciELO, sendo adotados critérios de inclusão relacionados à pertinência temática e à atualidade. A análise foi organizada em quatro eixos: a convivência entre práticas analógicas e digitais, os desafios da travessia digital, as oportunidades da inovação e as perspectivas para o futuro da educação. Os resultados apontaram que a metamorfose do ensino não se configurou como simples substituição de instrumentos, mas como transformação cultural e organizacional que exigiu infraestrutura, formação docente e metodologias inovadoras. Portanto, concluiu-se que a escola precisou assumir o compromisso de se reinventar para construir uma educação mais inclusiva, flexível e conectada.

Publicado

2025-10-05

Edição

Seção

Artigos