INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O PROCESSO CRIATIVO EM ARTES VISUAIS NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aurilene Sousa Holanda Must University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/s6zp8s26

Resumo

Esta pesquisa literária investiga os desafios e benefícios da utilização da IA no Ensino de Artes Visuais na 3ª série do Ensino Médio, enfatizando a discussão sobre autoria, autenticidade, direitos autorais e as implicações éticas e estéticas da IA na criação artística. A Abordagem Triangular de Barbosa é apresentada como uma estratégia eficaz para integrar a tecnologia ao ensino de Artes Visuais, propondo recomendações para professores na elaboração de práticas pedagógicas que incorporem, a Inteligência Artificial ao processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a IA, se bem aplicada, contribui significativamente para uma educação artística mais inclusiva, crítica e conectada à realidade dos estudantes, bem como, favorece a leitura de imagens e estimula a criatividade por meio de novas ferramentas educacionais.

Biografia do Autor

  • Aurilene Sousa Holanda, Must University, Estados Unidos

    Mestre em Educação pela Must University, Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás - FAV. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Alfa América. Especialista em Pedagogia Catequética pela PUC de Goiás.

Publicado

2025-05-04