TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CAMINHOS COM RECURSOS MULTIMÍDIAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/0kvrrj12Resumo
O presente artigo discute o uso de recursos multimídias na educação, considerando sua crescente relevância em contextos presenciais, híbridos e a distância. A utilização de vídeos, áudios, animações, plataformas digitais e recursos interativos transformou significativamente as práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de comunicação, motivação e aprendizagem significativa. O objetivo deste estudo é analisar os fundamentos teóricos, as vantagens, limitações e desafios relacionados à adoção de recursos multimídias no processo educativo. A justificativa da pesquisa está associada à necessidade de compreender como tais recursos podem contribuir para uma prática pedagógica inovadora, inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Moran, Kenski, Valente, Mayer e Silva, entre outros. O artigo está estruturado em cinco seções: a introdução; o referencial teórico; a análise das potencialidades dos recursos multimídias; os desafios de sua aplicação; e, por fim, as conclusões finais. Conclui-se que, embora apresentem grande potencial para enriquecer o ensino, os recursos multimídias exigem intencionalidade pedagógica, formação docente e infraestrutura adequada para que sua utilização se traduza em aprendizagens efetivas e equitativas.
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Copyright (c) 2025 Luciana dos Reis Corrêa Silva, Celso Ferreira da Silva, Mariléa Marques Fernandes dos Santos, Ivaneide Amorim de Lima e Silva, Ilza Cristina Teles dos Santos, Michelle Duarte de Freitas, Vera Lúcia Grein (Autor)

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