TECNOLOGIAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CAMINHOS COM RECURSOS MULTIMÍDIAS

Autores

  • Luciana dos Reis Corrêa Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Celso Ferreira da Silva Universidade de Santiago do Chile, Chile Autor
  • Mariléa Marques Fernandes dos  Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ivaneide Amorim de Lima e  Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Ilza Cristina Teles dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Michelle Duarte de Freitas MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vera Lúcia Grein MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/0kvrrj12

Resumo

O presente artigo discute o uso de recursos multimídias na educação, considerando sua crescente relevância em contextos presenciais, híbridos e a distância. A utilização de vídeos, áudios, animações, plataformas digitais e recursos interativos transformou significativamente as práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de comunicação, motivação e aprendizagem significativa. O objetivo deste estudo é analisar os fundamentos teóricos, as vantagens, limitações e desafios relacionados à adoção de recursos multimídias no processo educativo. A justificativa da pesquisa está associada à necessidade de compreender como tais recursos podem contribuir para uma prática pedagógica inovadora, inclusiva e alinhada às demandas contemporâneas de aprendizagem. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Moran, Kenski, Valente, Mayer e Silva, entre outros. O artigo está estruturado em cinco seções: a introdução; o referencial teórico; a análise das potencialidades dos recursos multimídias; os desafios de sua aplicação; e, por fim, as conclusões finais. Conclui-se que, embora apresentem grande potencial para enriquecer o ensino, os recursos multimídias exigem intencionalidade pedagógica, formação docente e infraestrutura adequada para que sua utilização se traduza em aprendizagens efetivas e equitativas.

Publicado

2025-10-28

Edição

Seção

Artigos