RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA

Autores

  • Maria da Conceição Lira Vieira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vanderlei Porto Pinto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil Autor
  • Eugirlene Pinheiro da Silva Carvalho Universidade Federal do Tocantins, Brasil Autor
  • Vitor Bandeira Campos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Samantha Inaie Rodrigues Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/70bdpb72

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições dos recursos didáticos acessíveis para a efetivação da educação inclusiva, com foco na atuação docente, nas tecnologias educacionais e nas adaptações específicas ao ensino de Ciências. A pesquisa tratou do tema da acessibilidade pedagógica voltada a alunos com deficiência, considerando os desafios estruturais enfrentados pelas instituições escolares e os limites das práticas docentes na implementação de estratégias inclusivas. Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com levantamento e análise de produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2020 e 2024, extraídas de bases científicas como CAPES Periódicos, Scielo e Google Acadêmico. As análises permitiram concluir que, embora as tecnologias assistivas e os princípios do design da informação apresentem potencial para ampliar o acesso ao conhecimento, sua aplicação efetiva depende de formação docente contínua, planejamento pedagógico intencional e condições estruturais adequadas. Verificou-se ainda que a utilização de materiais adaptados no ensino de Ciências é fundamental, mas ainda pouco explorada, especialmente no atendimento a estudantes com deficiência física e intelectual. Por fim, destacou-se a necessidade de políticas públicas integradas que contemplem a produção e a difusão de recursos didáticos acessíveis e a valorização da diversidade como princípio educativo.

Publicado

2025-05-05