RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS: ESTRATÉGIAS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/70bdpb72Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições dos recursos didáticos acessíveis para a efetivação da educação inclusiva, com foco na atuação docente, nas tecnologias educacionais e nas adaptações específicas ao ensino de Ciências. A pesquisa tratou do tema da acessibilidade pedagógica voltada a alunos com deficiência, considerando os desafios estruturais enfrentados pelas instituições escolares e os limites das práticas docentes na implementação de estratégias inclusivas. Para tanto, adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica, com levantamento e análise de produções acadêmicas publicadas entre os anos de 2020 e 2024, extraídas de bases científicas como CAPES Periódicos, Scielo e Google Acadêmico. As análises permitiram concluir que, embora as tecnologias assistivas e os princípios do design da informação apresentem potencial para ampliar o acesso ao conhecimento, sua aplicação efetiva depende de formação docente contínua, planejamento pedagógico intencional e condições estruturais adequadas. Verificou-se ainda que a utilização de materiais adaptados no ensino de Ciências é fundamental, mas ainda pouco explorada, especialmente no atendimento a estudantes com deficiência física e intelectual. Por fim, destacou-se a necessidade de políticas públicas integradas que contemplem a produção e a difusão de recursos didáticos acessíveis e a valorização da diversidade como princípio educativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria da Conceição Lira Vieira, Vanderlei Porto Pinto, Eugirlene Pinheiro da Silva Carvalho, Vitor Bandeira Campos, Samantha Inaie Rodrigues Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.